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Governança no setor público é um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para AVALIAR, DIRECIONAR E MONITORAR a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
A boa governança pública pressupõe a existência de uma liderança forte, ética e comprometida com os resultados, bem como de uma estratégia clara, integrada, eficiente e alinhada aos interesses sociais e estruturas de controles que possibilitem o acompanhamento das ações, o monitoramento dos resultados e a tempestiva correção de rumos, quando necessário.
O cenário de restrição orçamentária vivenciado nos últimos anos tem exigido dos órgãos públicos uma atuação cada vez mais vigorosa no que tange à racionalização de recursos, ao tempo em que cobra um número de entregas cada vez maior. Esse contexto propiciou a discussão e implantação da governança na esfera pública, trazendo em seu bojo a proposta de adoção de um conjunto de boas práticas capazes de viabilizar o significativo incremento do desempenho organizacional, com vistas a um melhor atendimento à sociedade.
Num conceito mais amplo, governança no setor público compreende, essencialmente, os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.