Melhores práticas em Gestão de Pessoas

Apresentamos as melhores práticas do TRE-BA, em Gestão de Pessoas, reconhecidas por outros órgãos.

Programa Movimentar

Criado em 2017 pela Seção de Recrutamento, Seleção e Desempenho - SEREDE, unidade da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento - COEDE do TRE-BA, o Programa Movimentar está inserido nos objetivos estratégicos deste Regional, através da promoção de melhoria da governança em gestão de pessoas e da busca de um ambiente de trabalho saudável.

Importante ferramenta de gestão de pessoas, o Movimentar busca compatibilizar o perfil dos servidores com as competências necessárias para o desenvolvimento das atribuições das unidades do Tribunal. O Programa foi apresentado como Boas Práticas em Lotação por Competências no I DESENVOLVE – JE – Fórum de Educação e Desenvolvimento da Justiça Eleitoral, realizado em março de 2018, em Belém-PA e despertou o interesse de outros tribunais, por ser um tema que, além de favorecer o desempenho do órgão, impacta diretamente no clima organizacional.

A operacionalização do programa acontece com o mapeamento do perfil das unidades do Tribunal, bem como do perfil dos servidores interessados na mudança de lotação. A partir daí, o servidor é entrevistado pela Seção de Desempenho, e, se necessário, pela Seção de Assistência à Saúde, através do serviço psicossocial. Em seguida, o titular da Secretaria de Gestão de Pessoas, promove a lotação buscando aliar as necessidade do Tribunal, às competências e expectativas dos servidores.

 

Dimensionamento da Força de Trabalho – DFT

No TRE/BA, o Dimensionamento da Força de Trabalho compõe o grupo dos projetos estratégicos e está relacionado ao objetivo estratégico de PROMOVER A MELHORIA DA GOVERNANÇA EM GESTÃO DE PESSOAS (Planejamento Estratégico do TRE-BA 2016-2021).

Em novembro de 2016, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia iniciou projeto piloto de Dimensionamento da Força de Trabalho - DFT na Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP e na Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão - COPEG e realizou estudo da força de trabalho destas unidades.

Em 2017, dando continuidade aos trabalhos relativos ao DFT, foram realizados estudos sobre a força de trabalho na Secretaria de Gestão Administrativa - SGA e na Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade - SOF.

A proposta metodológica utilizada para definir o perfil quantitativo e qualitativo, ideal da força de trabalho necessária para assegurar as entregas e, por consequência, o cumprimento da estratégia vigente do TRE/BA, tem por base o mapeamento de competências.

O referido trabalho realizado pelo TRE/BA foi reconhecido como boa prática e selecionado para apresentação no I Desenvolve JE que aconteceu em março de 2018. O evento teve como objetivo o estabelecimento de um fórum permanente de compartilhamento de práticas, soluções e plataformas digitais, na área de educação e desenvolvimento na Justiça Eleitoral.