Gestão de Processos e da Qualidade

Gestão de Processos é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, medir, monitorar e controlar os processos de trabalho da organização, alinhados aos objetivos estratégicos, por meio do mapeamento, tornando-os mais eficientes e eficazes, cujo resultado é gerar maior valor público para a instituição.

Processo de trabalho é qualquer atividade que receba uma entrada (insumos), agregue valor a essa entrada e gere uma saída (produto ou serviço) para um cliente interno ou externo.

Mapeamento de processos  é uma ferramenta gerencial que tem como objetivo identificar as informações, o fluxo, as partes envolvidas, capacidades, competências e recursos envolvidos num processo de trabalho. Todo mapeamento de processo deve ser feito com vistas na otimização dos fluxos de trabalho, sempre em busca de atender, com efetividade, as diversas demandas da sociedade.

Com isso, a gestão de processos tem servido de ferramenta, nas instituições públicas e privadas, para eliminar falhas, extinguir atividades que não agregam valor a serviços/produtos e estabelecer o foco no cliente.

CADEIA DE VALOR 

É um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes até o produto final entregue nas mãos do cliente final.

O objetivo deste modelo é identificar, por meio de um fluxograma, os principais processos dentro de uma organização, compostos de macroprocessos primários e de apoio, que são conjuntos de processos executados de forma ordenada, em uma ou mais unidades para realização de objetivos e metas do órgão, caracterizando uma arquitetura que possibilite o alinhamento entre a estratégia e as atividades efetivamente realizadas.

A Arquitetura de Processos da Justiça Eleitoral da Bahia classifica seus macroprocessos em:

GOVERNANÇA – relacionados aos mecanismos de Liderança, Estratégia e Controle com o intuito de direcionar, monitorar e avaliar a atuação da gestão, visando à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade;

FINALÍSTICOS – essenciais à existência da organização, recebem apoio de processos internos e estão diretamente relacionados ao objetivo maior do órgão, gerando um produto ou serviço para o cliente externo; e

DE APOIO – imprescindíveis para a gestão efetiva da organização, viabilizando o funcionamento coordenado e integrado dos vários subsistemas. Administra recursos e gera resultados imperceptíveis para o usuário final (cliente interno).

A cadeia de valor do TRE-BA está representada da seguinte forma: cadeia de valor (formato PDF).



 

 

Disponibilizamos nesta área a legislação referente a gestão de processos e da qualidade.

Portaria TRE-BA nº 351/2014

 

Processos do TRE-BA já mapeados:

PROCESSO

MANUAL

MAPA

Divulgação das Políticas e Normativos Internos para a Sociedade Manual - Divulgação dos Normativos  Mapa - Normativos Internos
Planejar e Gerenciar Prestação de Contas da Gestão Manual - Prestação de contas da gestão Mapa - Contas da Gestao
Planejar e Gerenciar Correição Manual - Correição Mapa - Correição
Ações de Auditoria Interna Manual - Auditoria Interna Mapa - Auditoria Interna
Convocação e Treinamento de Mesários Manual - Convocação e Treinamento de Mesários Mapa - Convocação e Treinamento de Mesários;
Vistoria de Locais de Votação e de Justificativa - Zonas Eleitorais da Capital  Manual - Vistoria Capital Mapa - Vistoria Capital
Vistoria de Locais de Votação e de Justificativa - Zonas Eleitorais do Interior Manual - Vistoria Interior Mapa - Vistoria Interior
Gestão do Atendimento no Fechamento do Cadastro Eleitoral - Zonas Eleitorais do Interior Manual - Fechamento de Cadastro Interior Mapa - Fechamento de Cadastro Interior
Planejamento, Monitoramento e Avaliação das Eleições Manual - Planejamento, Monitoramento e Avaliação das Eleições Mapa - Planejamento, Monitoramento e Avaliação das Eleições
Monitoramento e Avaliação da Estratégia Institucional Manual - Monitoramento e Avaliação da Estratégia Institucional Mapa - Monitoramento e Avaliação da Estratégia Institucional
Tratamento de Demandas pela Ouvidoria Manual - Tratamento de Demandas pela Ouvidoria A publicar
Julgamento de Contas Anuais Partidárias - 2º Grau Manual - Julgamento de Contas Anuais Partidárias - 2º Grau Mapa - Julgamento de Contas Anuais Partidárias - 2º Grau

Arquivamento de Documentos

Manual - Arquivamento de Documentos A publicar

Descarte de Documentos

Manual - Descarte de Documentos A publicar

Disponibilização de Documentos Arquivados

Manual-  Disponibilização de Documentos Arquivados A publicar

Editoração e Publicação do Diário de Justiça Eletrônico

Manual - Editoração e Publicação do Diário da Justiça Eletrônico A publicar

Expedição de Documentos e Processos

Manual - Expedição de Documentos e Processos A publicar

Migração de Suporte de Documentos

Manual - Migração de Suporte de Documentos A publicar

Protocolização de Registro e Distribuição de Documentos

Manual - Protocolização de Registro e Distribuição de Documentos A publicar

Tratamento  Técnicos de Documentos Relevantes para Memória Institucional

Manual - Tratamento Técnico de Documentos Relevantes para Memória Institucional A publicar

Compilação e Divulgação de Atos Internos

Manual - Compilação e Divulgação de Atos Internos A Publicar

Prestação de Informação de Resultados de Pleitos

Manual - Prestação de Informação de Resultados de Pleitos A Publicar