Faltam 10 dias: eleitores deverão escolher dois candidatos diferentes para cargo no Senado

Caso números registrados na urna sejam iguais, o último voto será anulado; nesta eleição, cada estado deverá definir dois representantes no Senado Federal

Iniciada contagem regressiva para o dia do pleito eleitoral

Restam apenas 10 dias até o primeiro turno das Eleições Gerais 2018 e muitas são as dúvidas dos eleitores em relação ao voto para senador. No pleito deste ano, a renovação no Senado Federal será de 2/3 e, por isso, será preciso escolher dois representantes distintos. A Justiça Eleitoral lembra que, caso sejam digitados números repetidos, o voto para a segunda vaga de senador será anulado. 

A variação no número de votos para o Senado nas eleições gerais acontece porque o mandato dos senadores é de oito anos, porém - conforme a Constituição Federal, Art. 46 - a eleição deve ocorrer a cada quatro com renovação de 1/3 ou 2/3 das cadeiras. Em 2014, a renovação foi de 1/3 e, por isso, os eleitores precisaram escolher apenas um candidato.

Caso o eleitor queira votar apenas em um candidato ao Senado, ele pode digitar o número do postulante na primeira opção e, posteriormente, anular o segundo voto. Para isso, basta digitar um número de candidato inexistente ou apertar a tecla BRANCO e confirmar.

A Justiça Eleitoral lembra que o resultado das eleições é definido apenas pelos votos válidos. Votos brancos e nulos são desprezados, não tendo qualquer interferência na contagem dos votos.

Outra informação importante é que não existe o voto de legenda para o Senado Federal, pois se trata de ocupação majoritária. Este tipo de voto é válido somente para os cargos de deputado federal e estadual, pois são proporcionais.

Além de votar para os dois senadores, o eleitor deverá ainda registrar voto para presidente, governador, um deputado federal e um deputado estadual.

O primeiro turno das Eleições Gerais 2018 será realizado no próximo dia 7 de outubro, com início às 8h e término às 17h. Caso ocorra 2º turno, o pleito será em 28 de outubro, no mesmo horário.

/TS

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-BA dá início à Semana da Inclusão 2019

Ação ocorre nos dias 23 a 27 de setembro e visa a garantir que eleitores com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva e/ou visual, tenham acesso amplo e irrestrito aos serviços da Justiça Eleitoral