Jovens discutem política no Tribunal

Considerados o futuro da nação, estudantes participaram de bate-papo sobre o papel do jovem na política. Evento integrou programação da Semana do Jovem Eleitor

TRE-BA Mesa redonda Qual o papel do jovem na política? pela Semana do Jovem Eleitor.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu um grupo de estudantes para debater sobre o papel do jovem na Política. Os alunos vieram das escolas estaduais Zumbi dos Palmares e Polivalente de Amaralina, além do colégio Módulo.

O evento, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE), foi intermediado pelo professor Jaime Barreiros, vice-diretor da EJE-BA. Participaram das discussões os jornalistas Biaggio Talento (repórter de política do jornal A Tarde) e Jairo Costa Júnior (colunista de política do jornal Correio).  

Como representante do que chamou de “Casa da Democracia”, o professor Jaime fez um apanhado sobre o sistema político vigente no país, o contexto histórico vivido atualmente e chamou a atenção dos jovens para o importante papel que podem exercer na nação. “Os jovens trazem a esperança para a renovação da política, é o oxigênio”, salientou. Despertou também o entendimento dos presentes quanto ao papel político através do exercício dos direitos e o respeito aos deveres. “Ninguém sabe o que é melhor pra vocês do que vocês mesmos”, destacou.

Consciência política

O discurso foi reiterado na fala do jornalista Jairo Júnior. O repórter destacou aos estudantes a importância de se pesquisar sobre a vida de quem se elegerá como seu representante. “Pense na pessoa antes da ideologia ou bandeira que ela defende. Verifique se frequenta o trabalho”, exemplificou. “Vá para onde vocês quiserem ir, não para onde estejam te chamando”, acrescentou Jairo.

O jornalista Biaggio Talento lembrou aos presentes dos efeitos que as manifestações populares de junho deste ano, puxadas pela juventude, fizeram aos políticos. “Eles ficaram com medo”, lembrou. Respondendo à pergunta de um jovem sobre o que poderia ser feito pela política, Biaggio aconselhou: “Continuem a ir pras ruas”. Jairo aproveitou para lembrá-los de que o voto consciente é outra arma da democracia.

“Foi muito bom. A participação dos jovens excedeu nossas expectativas e nos aproximou dos estudantes”, comemorou Adriana Passos, coordenadora da EJE. O TRE-BA se propõe a levar essa conscientização sobre a importância do voto. “Como fazer pra melhorar o país? Só podemos refletir sobre o que conhecemos”, destacou a servidora.

Depois do bate-papo, estudantes maiores de 16 anos da escola Zumbi dos Palmares decidiram tirar o título de eleitor e se preparar para as eleições de 2014.

HS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido