TRE-BA encerra processo eleitoral 2014 com diplomação dos eleitos

A solenidade ocorreu no Auditório Iemanjá, no Centro de Convenções da Bahia; o Governador eleito, Rui Costa (PT), e o vice, João Leão, foram diplomados pelo Presidente da Corte Eleitoral

TRE-BA Diplomação dos candidatos eleitos 2014

Com a solenidade de diplomação dos eleitos, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) encerrou oficialmente, nesta segunda-feira (15/12), o processo eleitoral 2014 no Estado. Na solenidade, realizada no Centro de Convenções, no Auditório Iemanjá, os primeiros a serem diplomados foram o Governador eleito do Estado, Rui Costa (PT), e o seu vice, João Leão, que receberam o diploma do Presidente da Corte Eleitoral, Desembargador Lourival de Almeida Trindade.

Na sequência, o Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, Juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, entregou o diploma do novo Senador pela Bahia, Otto Alencar. Os deputados federais e seus primeiros suplentes foram diplomados pelo Juiz da Corte, Cláudio Césare Braga Pereira, e os deputados estaduais e suplentes, pelo Juiz Carlos d’Ávila Teixeira.

No discurso de abertura do evento, o Presidente do Tribunal ressaltou a importância de o eleitor participar das decisões políticas não apenas no dia da votação, mas nos quatro anos de gestão dos mandatários, destacando tal conquista como uma utopia "que todos nós gostaríamos de um dia alcançar". "É inelutável que, somente, mediante a participação de todos, poderemos ser capazes de construir um país melhor, mais justo, mais transparente, em que os ideais republicanos saiam triunfantes", afirmou.

Citando obra do escritor e educador Rubem Alves, o Desembargador Lourival de Almeida destacou o trabalho do verdadeiro político como uma vocação. "A vocação política é transformar sonhos em realidade. Nosso futuro depende dessa luta entre políticos por vocação e políticos por profissão", pontuou. O magistrado também chamou a atenção para o índice de abstenção nas eleições deste ano como um sinal do desencantamento pela política. “O Tribunal Regional Eleitoral baiano não outorga às suas excelências, nesta solenidade, um mero canudo de papel”, enfatizou, lembrando que a diplomação é o ato da Justiça Eleitoral que habilita os eleitos a assumirem e exercerem os mandatos eletivos conquistados nas urnas, legitimando-os para a posse e o exercício dos respectivos cargos públicos.

Veja aqui a íntegra do discurso (PDF)


SM

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido