Balanço TRE-BA: mais de 20 mil eleitores são biometrizados em seis dias na Bahia

Para ser atendido o eleitor deverá levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência recente

TRE-BA Mais de 20 mil eleitores são biometrizados em seis dias na Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) biometrizou em seis dias, de 1 a 8 de fevereiro, 20.308 cidadãos. A informação é da Seção de Cadastro Eleitoral do Órgão (Secade), que também divulgou o número de atendimentos em Salvador no mesmo período: 5.276. Na capital, o procedimento é obrigatório até janeiro de 2018. 

Nesses primeiros dias de atendimento, o número de eleitores que procuraram o TRE-BA para fazer o alistamento eleitoral, ou seja, a primeira via do título, também foi considerável. No estado, o número de alistados foi de 5.459, já na capital baiana, chega a 1.540. Destaca-se ainda o número de alistamentos de jovens com idade entre 16 e 18 anos nesse período: 3.514, na Bahia, e 1.032, em Salvador.   

O serviço de recadastramento tem por objetivo oferecer mais segurança ao processo eleitoral e compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros. 

Atendimento 

Em Salvador, o procedimento pode ser realizado na Central de Atendimento ao Público (CAP), na sede do TRE-BA, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Outra alternativa é o posto de Serviço de Atendimento ao Cidadão (consulte endereços e horários). Os eleitores que residem no interior do estado devem procurar os cartórios eleitorais de suas respectivas cidades.

Documentos necessários 

Para ser atendido, o eleitor deverá levar um documento oficial com foto, a exemplo de RG, CNH, carteira profissional, passaporte, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar original, além de um comprovante de residência recente (três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco). Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações. 

Atenção também para os que vão fazer a primeira via do título: homens com idade entre 18 e 45 anos devem levar o comprovante de quitação militar. Para os casos de alistamento eleitoral, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o modelo antigo de passaporte, por não conter a filiação.

Para os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico, a Justiça Eleitoral lembra que não é necessário retornar aos postos de atendimento do TRE-BA para passar pelo procedimento novamente. 

DS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido