TRE-BA dá início à implantação do Sistema de Informações de Direitos Políticos

O Infodip vai ampliar a eficiência no recebimento das comunicações de suspensão ou restabelecimento dos direitos políticos/inelegibilidade

TRE-BA dá início à implantação do Sistema de informações de Direitos Políticos
O coordenador de Fiscalização do Cadastro Eleitoral do TRE-PR, Guilherme do Carvalhal apresenta o sistema para servidores do TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início à implantação do Sistema de Informações de Direitos Políticos, o Infodip. O sistema dará maior celeridade ao envio e recebimento das comunicações relacionadas aos eleitores/candidatos, a exemplo de óbitos e casos de suspensão e/ou restabelecimento dos direitos políticos. O sistema foi apresentado aos servidores do Regional baiano, na última quarta-feira (15/2), pelo coordenador de Fiscalização do Cadastro Eleitoral do TRE-PR, Guilherme do Carvalhal. 

O sistema eletrônico será utilizado nas comunicações entre a Corregedoria Regional Eleitoral, zonas eleitorais e os órgãos comunicantes (varas cíveis, criminais e únicas, juizados especiais, cartórios de registro civil e organizações militares). 

Na prática, a utilização do Infodip significa que o TRE-BA saberá com mais rapidez, por meio das informações inseridas pelos órgãos comunicantes, quem são os eleitores atingidos por óbito, conscrição, condenação criminal, condenação por improbidade administrativa, extinção de punibilidade e inelegibilidade.  

Segundo a coordenadora de Supervisão do Cadastro (Coscad) do TRE-BA, Ana Parcero, o sistema já está pronto para uso, mas depende de regulamentação do Tribunal. O sistema deve entrar em funcionamento a partir de abril deste ano. 

Vantagens 

O Infodip foi criado e desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em junho de 2013. Atualmente, 17 regionais, incluindo o Paraná e agora a Bahia, já adotaram ou solicitaram a implantação do sistema. De acordo com o coordenador de Fiscalização do Cadastro Eleitoral do TRE-PR, Guilherme do Carvalhal, o sistema apresenta três benefícios: eficiência (cadastro eleitoral atualizado, correto e confiável), segurança (impossibilidade de extravio na comunicação e redução de erros nos registros) e economia, pois substitui os processos em papel pela tramitação eletrônica. 

TF

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido