Desembargador Jatahy Júnior é empossado membro efetivo do TRE-BA

Durante a cerimônia, foi aclamado presidente do TRE baiano o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano

TRE-BA posse desembargador Jatahy Júnior
Durante a cerimônia, foi aclamado presidente do TRE baiano o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano

Em sessão solene que lotou o auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi empossado membro da Corte Eleitoral baiana. Durante a cerimônia, realizada nesta quinta-feira (16/3), foi também aclamado presidente do TRE baiano o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. 

Assista na TV TRE-BA

O desembargador Jatahy Júnior ingressa na Corte para ocupar uma das vagas destinadas aos desembargadores durante o biênio de 2017-2019. Em seu discurso, o magistrado falou das suas expectativas para os próximos anos. "Espero, no exercício do meu mandato, contribuir para a elevação do nome do Poder Judiciário, exercendo as minhas funções com total e irrestrita honestidade, imparcialidade e respeito. Assim agindo, confio estar fazendo a minha parte, por mínima que seja, na busca de um Brasil melhor, mais justo, digno e igual, eliminando e reduzindo o câncer social que é a corrupção”. 

Em nome dos colegas de toga, o juiz membro da Corte Eleitoral, Paulo Roberto Lyrio Pimenta deu as boas-vindas ao recém-empossado.  “O desembargador Jatahy Júnior é juiz de carreira que, sem dúvida, trará enorme contribuição para esta Casa no desenvolvimento de suas atividades”. 

Nova composição da Corte 

Na mesma cerimônia, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano foi aclamado presidente da Corte Eleitoral baiana. Cumprindo ao estabelecido pelo Regimento Interno do TRE-BA, Rotondano recebeu o voto dos demais componentes da Corte, mesmo após o desembargador Jatahy Júnior anunciar que não lançaria seu nome para ocupação do cargo.    

O novo presidente da Corte Eleitoral enalteceu a chegada do desembargador Jatahy Júnior e agradeceu o gesto do magistrado. “Agradeço a gentileza do desembargador Jatahy ao abrir mão de lançar candidatura, ao tempo que me sinto honrado em assumir efetivamente a condição de presidente desta Casa, função que, sem dúvida, poderia também ser desempenhada com maestria pelo desembargador que, agora, passa a integrar esta Corte na função de vice-presidente”. 

Conforme estabelece a Constituição Federal, a presidência da Corte Eleitoral será sempre ocupada por um dos dois desembargadores pertencentes a Corte, ficando ao outro automaticamente o cargo de vice-presidente. 

Sobre o desembargador Jatahy Júnior 

Edmilson Jatahy Fonseca Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1984, aos 22 anos. Em 1986, com apenas 25 anos de idade, tornou-se Juiz de Direito. Desde então, passou a enveredar pela área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas zonas eleitorais, incluindo duas de Salvador 10º ZE, em 1992, e 2ª ZE, em 1994. A trajetória de Jatahy Júnior inclui ainda o comando de varas cíveis e criminais, tanto no interior quanto na capital do estado. 

Eleito 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para complementar mandato da saudosa desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, exerceu, interinamente, em janeiro de 2016, a presidência daquela Corte de Justiça. No mesmo ano, foi eleito presidente da 2ª Câmara Cível do TJ Bahia e, em novembro, eleito juiz efetivo do TRE da Bahia, na classe dos desembargadores. 

 

LC, TF

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido