Corregedoria abre sindicância para investigar acúmulo de RAEs em zona eleitoral

Trabalho de correição cartorária identificou quase seis mil requerimentos, que aguardavam por apreciação na 192ª ZE, com sede em Conceição do Jacuípe

TRE-BA correicao cartoraria 2018

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-BA) instaurou processo investigatório de sindicância para apurar a responsabilidade de servidores e magistrados pelo acúmulo de RAEs (Requerimento de Alistamento Eleitoral) na 192ª Zona Eleitoral (Conceição do Jacuípe). O grande número de requerimentos pendentes foi identificado durante correição cartorária, realizada no início deste mês de abril. Na ocasião, quase seis mil RAEs aguardavam por apreciação. 

De acordo com a Corregedoria, os processos são antigos e não têm relação com a atual gestão do cartório. O Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, chegou a elogiar o trabalho da juíza Bianca Gomes da Silva, titular da 192ª ZE, que – desde que assumiu – conseguiu analisar em torno de 5.500 RAEs. 

“A situação encontrada em Conceição do Jacuípe foi bastante específica, incomum para o porte daquela zona. A atual juíza eleitoral encontrou uma situação bastante complicada, mas – em razão de sua grande dedicação – conseguiu diminuir significativamente o número de processos, mesmo em um curto espaço de tempo. A instauração da sindicância tem o objetivo de investigar o que provocou tantos acúmulos, incluindo as dificuldades que, porventura, servidores e juízes que já atuaram no cartório possam ter encontrado”, esclareceu o desembargador Jatahy Júnior. 

Além do grande acúmulo de RAEs, foi encontrada também quantidade considerável de ações penais em trâmite. Os processos foram recolhidos e encaminhados para Feira de Santana para apreciação da força-tarefa de correição, conforme Portaria CRE n. 6/2018. 

TS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido