Projeto Ágora é apresentado no TSE

Ferramenta, assinada por servidores do TRE-BA, pretende otimizar o apoiamento de criação de partidos políticos

Fachada da nova sede do TSE.

Com o objetivo de apresentar o “Projeto Ágora de Participação Popular” e suas funcionalidades, um dos idealizadores do projeto, o servidor do TRE baiano - Maurício Amaral reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (25/6), com a equipe de TI do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e com a empresa detentora da tecnologia necessária para integrar à ferramenta.    

De acordo com Maurício, o encontro serviu para que o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, juntamente com sua equipe, pudessem conhecer melhor a tecnologia e verificar a compatibilidade do conhecimento já existente com as necessidades do projeto. 

A reunião no TSE foi solicitada pelo secretário Giuseppe após a apresentação do Ágora, durante o XLIII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais realizado no início deste mês.

“Quando desenvolvemos o projeto, pesquisamos no mercado e descobrimos que já existia uma empresa que possuía tecnologia para captar a digital pela câmera do aparelho, em um formato compatível com a checagem no banco do TSE. Após a conversa, o Tribunal solicitou uma proposta comercial dos representantes, o que deverá ser discutido em uma próxima reunião, a fim de verificar a viabilidade econômica do projeto”, explicou Amaral. A empresa detentora da tecnologia é a Certibio, do grupo Certisign.

Sobre o Ágora

O “Projeto Ágora de Participação Popular” propõe o desenvolvimento de aplicativo para smartphones direcionado ao cidadão interessado em apoiar a criação de algum partido político ou criação de lei de iniciativa popular. O procedimento visa a tornar mais célere e eficaz a confirmação dos cidadãos descritos como apoiadores de leis populares ou através do batimento da digital do eleitor com o banco biométrico da Justiça Eleitoral, sem participação dos cartórios no processo.

  • Leia mais:

11/06/2018 - “Projeto Ágora de participação popular” é apresentado durante encontro de corregedores

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido