Ouvidoria e Corregedoria do TRE-BA firmam parceria para combater Fake News

Compartilhamento de notícias falsas tem sido uma das grandes preocupações da Justiça Eleitoral

TRE-BA parceria Ouvidoria e Corregedoria fake news

Com o objetivo de informar e estimular os eleitores a ajudarem no combate às notícias falsas veiculadas nas redes sociais, a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em parceria com a Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia (CRE-BA), lançou a campanha “Eleições limpas estão em nossas mãos”. A preocupação da Justiça Eleitoral é minimizar os impactos causados pela propagação das fake news, utilizadas de modo a espalhar informações falsas sobre determinados assuntos ou pessoas, prejudicando assim a lisura do processo eleitoral.

A campanha será realizada nas redes sociais do TRE baiano e contará com postagens educativas, de modo a conscientizar o cidadão a não produzir e repassar notícias falsas. A primeira postagem é um vídeo, onde o juiz ouvidor do TRE-BA, Rui Barata Filho, fala sobre uma Fake News relacionada ao processo eleitoral.

Clique para assistir o vídeo

“A justiça eleitoral está atenta ao combate das fake news nas eleições. Essa campanha, assinada em conjunto pela Ouvidoria e Corregedoria do TRE-BA, quer esclarecer a população acerca dos malefícios da divulgação de notícias falsas”, comentou o juiz ouvidor.

Já o corregedor eleitoral da Bahia, desembargador Jatahy Júnior, acrescentou que “o combate às fake news é compromisso firmado no último Colégio de Corregedores e tudo começa com uma campanha de esclarecimento, já que o nosso principal objetivo é educar e evitar a propagação de notícias falsas”.

Em março de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral encaminhou para o Ministério Público Federal e Polícia Federal um pedido para que se iniciem investigações sobre fake news, de modo a identificar os sites que promovem esse tipo de conteúdo.

O eleitor também poderá participar da campanha. Para isso, basta registrar denúncia junto à Ouvidoria do TRE-BA sempre que identificar notícias falsas a respeito do processo eleitoral. O registro é feito por meio de preenchimento de formulário web disponível no site do Eleitoral baiano (www.tre-ba.jus.br). 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido