Ouvidoria do TRE-BA promove segundo debate sobre Fake News nesta terça (18/9)

O evento, realizado em parceria com a FTC, integra as ações do Programa Ouvidoria Viva

TRE-BA juiz ouvidor Rui Barata

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Ouvidoria, nesta próxima terça-feira (18/9), a segunda edição do projeto “Eleições limpas passam pelas nossas mãos”. O evento, promovido em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), tratará sobre o tema “Fake News” e acontecerá no auditório da FTC Campus Paralela, a partir das 19h.

O debate tem como público-alvo os estudantes da FTC dos cursos de Comunicação, que lidam com a produção e transmissão de notícias, e de Direito, que podem se interessar pelos aspectos legais relacionados ao tema. A abertura do evento será feita pelo Juiz Ouvidor do TRE-BA, Rui Barata Filho.

O debate terá como palestrante convidado Jaime Barreiros, professor de Direito da UFBA e analista judiciário do Eleitoral baiano. Os debatedores serão Victor Xavier, Coordenador de Assuntos Jurídicos e Correcionais da CRE-BA, e o professor da instituição José Mauricio Cabral Mattos Filho. O evento contará ainda com a participação do juiz do TRE-BA e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, Diego Lima de Castro.

Programa Ouvidoria Viva

O projeto “Eleições limpas passam pelas nossas mãos” é uma das ações do Programa Ouvidoria Viva e tem o objetivo de informar e estimular os eleitores a ajudarem no combate às notícias falsas veiculadas nas redes sociais. O programa, iniciado no último mês de maio por meio de postagens nas redes sociais oficiais do Regional baiano, é fruto da parceria entre a Ouvidoria e a Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia (CRE-BA) e também conta com o apoio da Seção de Atenção ao Cliente (Seacli) do TRE baiano.

A propagação de notícias falsas, as chamadas “Fake News”, como primeiro tema a ser abordado se deu pela atualidade e importância da discussão sobre o assunto, especialmente em ano eleitoral. Os impactos das fake news nos resultados eleitorais são analisados por profissionais das mais diversas áreas, como jornalistas, cientistas políticos, profissionais de Direito e especialistas em Tecnologia da Informação, dada a abrangência do tema.

As fake news viraram pauta de interesse mundial após a eleição presidencial de 2016, nos Estados Unidos, e de 2017, na França. As discussões sobre o tema vêm, constantemente, à tona nas análises sobre a relação entre redes sociais e eleições.

A primeira edição do projeto “Eleições limpas passam pelas nossas mãos” aconteceu na última terça-feira (11/09) no auditório da Unime, campus Paralela, e teve como destaque algumas das ações da Justiça Eleitoral para evitar a interferência das fake news no processo eleitoral.  

  • Serviço:

O quê: Debate Eleições limpas passam pelas nossas mãos – Fake News

Quando: terça-feira (18/9), às 19h

Onde: FTC Salvador, Campus Paralela.

PN

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido