Fim da biometria: saiba o que acontece a partir de agora

Cartórios eleitorais terão expediente suspenso de 25 a 27 fevereiro; retorno das atividades ocorre somente após o Carnaval, porém sem atendimento ao público

TRE-BA atendimento plantão Lauro de Freitas

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) conclui, nesta sexta (22/2), a revisão biométrica em mais de 30 municípios. Com isso, cartórios eleitorais das cidades envolvidas darão início aos procedimentos necessários para a homologação do processo e efetivo cancelamento dos títulos pertencentes aos eleitores que deixaram de atender a convocação. Conforme o cronograma, as zonas terão expediente interrompido de 25 a 27 de fevereiro e, para melhor realização dos trabalhos, o atendimento ao público será suspenso até 5 de abril, quando apenas certidões serão emitidas. 

De acordo com o calendário de atividades, estabelecido pela presidência do Eleitoral baiano, a movimentação cadastral será realizada nos dias 11 e 12 de março, quando serão promovidas as atualizações dos dados coletados. Em seguida, a lista dos títulos a serem cancelados será enviada para o Ministério Público Eleitoral e depois para a sentença do juiz da respectiva zona eleitoral. 

Dia 20 de março é o prazo para envio das decisões para o Diário da Justiça Eletrônico (DJE). A publicação deverá ocorrer em 22 de março de 2019 e, até o dia 29 do mesmo mês, os processos devem ser enviados ao Tribunal, inclusive com certificação do trânsito em julgado. 

O prazo para regularização tem previsão de ser aberto em 8 de abril. Fica facultado aos juízes eleitorais das zonas em revisão reiniciar o atendimento ao eleitor antes do término do período de suspensão, desde que garantido o cumprimento de todo o trâmite previsto pelo cronograma.

A partir desta data, os eleitores que tiverem seus títulos cancelados poderão comparecer aos postos ou cartórios da Justiça Eleitoral munidos de documento oficial com foto e comprovante de residência.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido