TRE-BA realiza ação para inclusão de surdos no cartório eleitoral de Morro do Chapéu

A fim de garantir tratamento digno e respeitoso a todos os cidadãos está sendo promovido um curso de atendimento ao público com libras, voltado para os servidores acolherem e entenderem a pessoa surda

TRE-BA-curso-libras-morro-chapeu

Setembro Azul é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. Nesse sentido, no dia 16 de setembro, foi iniciado no cartório eleitoral do município de Morro do Chapéu (55ª Zona Eleitoral), o curso de atendimento ao público com Libras voltado para os servidores. Visto a demanda do atendimento à pessoa surda e a busca do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em prestar um atendimento digno e respeitoso a todos os cidadãos, a formação segue até segunda-feira (30/9). 

A palestra inicial foi ministrada pela professora e intérprete de Libras, Maria José de Souza, que abordou sobre a importância de entender melhor a comunidade surda, a necessidade do contato com os ouvintes, o acolhimento e o atendimento diferenciado. A partir de então, o curso vem sendo ministrado, de forma voluntária, pela servidora requisitada que possui noções em Libras, Eliziane Passos Montenegro Silva. 

“O curso de atendimento em Libras não busca, pelo menos no primeiro momento, a fluência, mas, sim, a capacitação para o atendimento com dignidade ao cidadão surdo”, afirma o chefe de cartório, Uesglei Santos Silva. “Desse modo, o curso priorizará o conhecimento necessário para tornar os servidores aptos a atender os deficientes auditivos que procurarem o órgão para alistamento, transferência, revisão biométrica entre outros serviços”, complementou. 

Semana da Inclusão 2019 

Enquanto isso, na sede do TRE-BA, ocorre desde a segunda-feira (23/9), a Semana da Inclusão O evento de abertura foi conduzido pelo presidente, desembargador Jatahy Júnior, e contou com a participação dos membros da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (ABADEF), além de outras autoridades do TRE e representante da Ordem dos Advogados do Brasil. 

A Semana da Inclusão segue até esta sexta-feira (27/9) e prioriza o atendimento aos eleitores com deficiência. Durante o período, o TRE-BA reafirma o esforço para que seja garantido ao eleitor com algum tipo de deficiência - seja ela física, auditiva e/ou visual – o acesso amplo e irrestrito aos serviços da Justiça Eleitoral. Além da atualização cadastral, o eleitor poderá também ao longo da semana solicitar o alistamento eleitoral (primeira via do título), regularização de título cancelado, transferência de domicílio (mudança de município), certidão de quitação eleitoral e revisão biométrica.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido