Presidente do TRE-RS, desembargador André Villarinho, é aclamado novo Secretário do Coptrel

André Villarinho sucederá o desembargador Glauber Rego, que deixa o Coptrel em razão do encerramento do seu mandato como presidente do TRE-RN

TRE-RS Posse do Desembargador André Luiz Villarinho na Vice-Presidência do TRE-RS - 31/05/2019

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador André Villarinho, foi aclamado novo Secretário da Comissão Executiva do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais – Coptrel.

Foi uma grande aquisição para a Comissão Executiva do Coptrel a eleição do desembargador André Villarinho, que é presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e foi eleito por aclamação para ser secretário do Coptrel”, afirmou o presidente do Coptrel e do TRE-BA, Desembargador Jatahy Junior.

O presidente do TRE-RS assume agora o lugar anteriormente ocupado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Glauber Rego, que deixa o Coptrel em razão do encerramento do seu mandato como presidente do TRE-RN. “O desembargador Villarinho é um magistrado de grande experiência, inclusive na área da justiça eleitoral, e eu tenho certeza que substituirá à altura o nosso querido desembargador Glauber Rego”, declarou o presidente do Colégio.

O desembargador André Villarinho diz sentir-se honrado com a missão confiada pelo presidente Jatahy Junior, e por todos colegas presidentes dos TREs, por ter sido aclamado para assumir a Secretaria do Coptrel, sociedade civil sem fins lucrativos, que há 25 anos congrega os tribunais eleitorais em prol da realização e aperfeiçoamento de eleições legítimas.

Prestes a ocorrer as eleições de novembro, em plena época de pandemia, a Justiça Eleitoral, em todo país, capitaneada pelo Tribunal Superior Eleitoral, se prepara detalhadamente para enfrentamento e sucesso do grandioso evento democrático”, atestou o presidente do TRE-RS. “Sem descurar da saúde dos eleitores, mesários e todos que estarão trabalhando nas seções eleitorais, motivos suficientes para o Coptrel dar continuidade à sua finalidade de servir, organizar e aperfeiçoar a Justiça Eleitoral”, concluiu o magistrado do TRE gaúcho.

 

Perfil do novo Secretário do Coptrel

Natural de Porto Alegre, André Luiz Planella Villarinho graduou-se na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em dezembro de 1977. Ingressou no Ministério Público em dezembro de 1978. Atuou nas comarcas de Tapera, Tapes, Guaporé, Livramento, Lajeado e Canoas. Foi promovido a Porto Alegre, e posteriormente promovido à Procurador de Justiça. Exerceu a direção da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em duas oportunidades e integrou o Conselho Superior de Polícia como representante do Ministério Público. Exerceu cargos na Administração Superior do Ministério Público. Nomeado Desembargador em julho de 2000, atuou nas 18ª e 7ª Câmaras Cíveis do TJ. Foi eleito 3º vice- presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul no biênio 2012/2014. Retornando à jurisdição, atuou na 5ª Câmara Criminal e, atualmente, preside 13ª Câmara Cível e o 7º Grupo Cível. Integra o Órgão Especial do TJRS, biênio 2018/19. Foi eleito em junho de 2018 juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), na classe dos Desembargadores. Em maio de 2019, tornou-se Juiz Efetivo da corte eleitoral. Foi eleito para a vice-presidência e Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-RS para o ano 2019/2020. Em abril de 2020 foi eleito presidente do TRE-RS.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido