Eleições 2020: TRE-BA e Estação da Lapa promovem exposição fotográfica

Denominado “Dia E: Um Olhar Jovem Sobre a Democracia”, a mostra ocorrerá de 8 a 11 de dezembro, no piso térreo, em frente à saída da Estação do Metrô

Eleições 2020: TRE-BA e Estação da Lapa promovem exposição fotográfica

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará exposição fotográfica “Dia E: Um Olhar Jovem Sobre a Democracia” na Estação da Lapa, que cedeu gentilmente o espaço para o evento, de 8 a 11 de dezembro. O registro das imagens ocorreu durante o primeiro turno das Eleições Municipais 2020, no dia 15 de novembro. A mostra terá 20 imagens, dispostas em 10 cavaletes, posicionados no piso térreo, em frente à saída da Estação do Metrô, e outras 10, apresentadas nos displays instalados por toda Lapa. Mensalmente, circulam na Estação 13 milhões de pessoas.

De autoria do fotógrafo Leonardo Ferreira, 17 anos, as imagens da exposição são fruto da visão de um jovem eleitor no momento máximo da democracia. Para ele, ter a chance de registrar o dia da eleição foi uma grande oportunidade. “Captar a imagem de cada eleitor escolhendo o seu representante foi muito gratificante, além disso, essa eleição teve uma questão a mais - diante da pandemia - situação atípica em que foram necessários muitos cuidados”, explicou.

O jovem fotógrafo também contou como foi observar a tecnologia implementada para melhor atender o eleitor, facilitando a logística estruturada para a realização de todo processo eleitoral. “Acompanhar a utilização do e-Título, por exemplo, foi muito interessante. Ver as pessoas vivendo essa nova realidade, realmente foi algo marcante”, considerou.

O desembargador Jatahy Júnior, presidente do Regional, comemorou o resultado: “A Justiça Eleitoral da Bahia incentiva e promove ações contínuas para o voto do eleitor jovem, indo até às escolas e fazendo eventos na nossa sede. Durante a pandemia, continuamos realizando encontros on line. Dessa vez, fomos além e um artista de apenas 17 anos, como o seu olhar particular, eternizou o nosso Dia E”.

Da diversão ao amor

A imagem fascina Léo desde sempre. Aos quatro anos, começou a desenhar, naturalmente sem qualquer técnica, “mas já com ‘noção de profundidade’, nas palavras de minha mãe e familiares mais próximos e empolgados”. Com o passar dos anos, o desenho se aprimorou e teve reconhecimento em premiações escolares. “Não perdi o gosto. Mas aos 12, surgiu uma paixão maior: a transposição da realidade do entorno para o registro estático da fotografia. Também naquele momento, ainda sem técnica, mas já sob a consciência de focar na minha própria maneira de enxergar as coisas”, relembrou.

Mais tarde, ele buscou recursos técnicos profissionais na Escola Baiana de Fotografia e na Infinity School, às quais é imensamente grato. “De modo especial, devo muito ao mestre e amigo Roberto Faria, uma referência pessoal na arte de fotografar. Hoje, graças a essa breve caminhada, posso reconhecer algo de mim em cada fotografia que registro”.

Idealizador

A sugestão de fotografar o pleito deste ano foi proposta pelo servidor André Cavalcante, lotado na Seção de Planejamento Orçamento (Seplan), ideia imediatamente abraçada pela Assessoria de Comunicação do Regional baiano. Na sequência, alguns fotógrafos que já seguiam o perfil oficial do órgão, no Instagram, foram acionados. Desses contatados, Leonardo topou em fazer a parceria institucional.

Cavalcante explicou como surgiu o pensamento do registro fotográfico e sobre a possibilidade da exposição. Para ele, a realização da eleição é o ponto alto de qualquer democracia, quando o povo exerce o seu poder máximo. Então, “registrar esse dia através das lentes de um artista é a melhor forma de eternizar esse momento”, contou.

Parceria amiga

A exposição é mais uma parceria entre o TRE baiano e a Estação da Lapa, que já colaborou com as campanhas da biometria e com a divulgação das medidas de segurança para eleitores e mesários.

HS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido