TRE-BA homenageia mesários com Medalha do Mérito Eleitoral

TRE-BA presta homenagem a mesários voluntários nesta quarta-feira

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) homenageou, nesta terça-feira (28/10), quatro mesários das Zonas Eleitorais de Salvador e uma de Vitória da Conquista, em reconhecimento ao empenho de todos aqueles que irão atuar nas Eleições Municipais de 2020. Foram condecorados os mesários Idelvânia Ferreira, José Eduardo Santos, Maria Aparecida Bezerra, Moises Costa Silva e Veruska Bittencourt.

Assista homenagem na íntegra

As honrarias foram entregues pelo presidente do Regional baiano, desembargador Jatahy Júnior, que não poupou elogios aos mesários. “Nós escolhemos cinco nomes para homenagear, representando todos os mesários, principalmente, aqueles que, de forma voluntária, prestam este serviço à nação brasileira. Nós, da Justiça Eleitoral, estamos há muito tempo desenvolvendo um trabalho de fomentar, de tentar aumentar cada vez mais a voluntariedade. E, apesar de todas as dificuldades que estamos vivendo, tivemos a grata satisfação em elevar a quantidade de mesários voluntários inscritos, todos vocês são ferramentas fundamentais para a realização das eleições. Parabéns, vocês são merecedores desta homenagem”, celebrou o presidente.

Confira fotos

O desembargador Jatahy exaltou ainda mais a importância do trabalho exercido pelos homenageados. “Na eleição deste ano já temos mais de 25 mil mesários inscritos para colaborar nas atividades do próximo pleito. Isto mostra que a consciência das pessoas de que este relevante trabalho é de suma importância para o bem de um patrimônio que é de todos nós, a democracia. Então, nós estamos muito satisfeitos com esse aumento significativo de voluntários”, festejou.

Mesário voluntário

O programa “Mesário Voluntário” existe desde 2008. Na opinião da servidora Silvana Caldas, o mesário voluntário é uma peça fundamental no processo eleitoral. “O mesário é um cidadão que, que no domingo das eleições vai lá, monta a seção, habilita o eleitor, que acaba atuando também como fiscal do processo eleitoral, porque ele está ali vendo como o processo se dá. Poder contar com pessoas voluntárias, que queiram fazer esse serviço, melhor ainda. Hoje é um dia muito especial não só para homenagear, mas também como uma forma de celebrar todo o programa de mesário voluntário do TRE-BA”, considerou Silvana.

Homenageados

Ser homenageado no dia do servidor público para Moisés Costa Silva, que é Guarda Municipal, é uma forma especial de reconhecimento. “Estar aqui e agora, é emocionante, fico muito grato, me dá um orgulho imensurável, me sinto ainda mais honrado em ser mesário”, disse Moisés. Em relação às medidas sanitárias adotadas pelo Regional, o colaborador da Justiça Eleitoral disse estar tranquilo. “Tenho certeza que o Tribunal da Bahia tomará todas as medidas necessárias serão providenciadas pelo TRE”.

José Eduardo Santos, que é mesário voluntário desde 2006, decidiu compensar os trabalhos prestados à Nação após não conseguir atuar no Exercito brasileiro. “Ficou a lacuna aberta pela falta do serviço militar, então decidir compensar com o apoio dado ao TRE. Mesmo com a pandemia, me sinto completamente seguro com todo aparato ofertado pelo Regional para participarmos do pleito. É bastante honroso receber esta medalha do Mérito Eleitoral”.

Ser homenageada para Veruska Bittencourt é algo que enobrece não só a ela como as outras pessoas também. “Tenho certeza que esta honraria prestada a nós, reconhecendo nosso trabalho, estimulará outras pessoas a se candidatarem como voluntários para prestar este importante serviço à sociedade”.

A assistente social Maria Aparecida Bezerra contou que a sensação de estar no TRE para ser homenageada é maravilhosa. “Sinto-me muito bem valoriza, reconhecida e respeitada pelo TRE. Sou mesária e faço isso por amor. Eu me realizo ao prestar este voluntariado”, celebrou.

Por conta da pandemia do Covid-19, a mesária Idelvânia Ferreira não pôde comparecer ao evento. A honraria deverá ser entregue em seu município futuramente.

Sobre a medalha

A Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia é oferecida àqueles que tenham contribuído destacadamente para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do estado e do país.

Além do presidente Jatahy, estiveram presentes no evento os membros da corte baiana; a juíza eleitoral da 14ª Zona Eleitoral, Eloísa Matta da Silveira Lopes; a chefe da 14ª ZE, Silvana Caldas; familiares, servidores e colaboradores do Regional.

HS