TRE-BA participa de teste de segurança do sistema eletrônico de votação em Brasília
O evento, que visa identificar vulnerabilidades e falhas do sistema de votação eletrônico brasileiro, acontece de terça a quinta-feira (8 a 10 de março), na sede do TSE

A convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Coordenador de Suporte e Voto Informatizado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), André Luiz Cavalcanti e Cavalcante, viajou a Brasília, nesta segunda-feira (7/3), para participar do Teste Público de Segurança (TPS) 2016 do Sistema Eletrônico de Votação.
A sessão de testes, preparatória para as eleições deste ano, será realizada de terça a quinta-feira (8 a 10/3) no edifício-sede da Corte. O servidor representa o TRE baiano no evento.
Esta será a terceira edição do TPS, que tem como objetivo identificar possíveis vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, e apresentar soluções de aperfeiçoamento. Para tanto, foram convidados 11 profissionais para compor a Comissão Avaliadora, que tem o papel de validar a metodologia e os critérios de julgamento definidos para o teste, preparar um relatório final para avaliar os procedimentos adotados e apontar se os ataques à urna eletrônica e sistemas correlatos foram ou não bem-sucedidos.
O evento poderá ser acompanhado pela imprensa nacional e internacional. Os jornalistas interessados devem se inscrever até hoje, por meio de formulário online. O Coordenador André Luiz participa do evento a convite do Secretário de Tecnologia de Eleições do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Dutra Janino.
Adaptada de matéria do Tribunal Superior Eleitoral.
DM