TRE-BA alcança nível de excelência em índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Judiciário
Questionário é aplicado pelo CNJ anualmente para diagnosticar o cumprimento de diretrizes pelos tribunais do país

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), pela primeira vez, alcançou o nível de Excelência no questionário iGovTIC (Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário) de 2021, aplicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com este resultado, o TRE baiano é o 4º no ranking de excelência entre os Regionais Eleitorais e o 12º no ranking geral do país. O levantamento conta com a participação de 93 órgãos que são classificados de acordo com as notas obtidas entre os níveis de maturidade “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”.
A ação integra o novo ciclo da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, que estabelece as diretrizes para o período 2021 a 2026 e tem como meta elevar para satisfatório o grau de maturidade em TI de 75% dos órgãos da Justiça até dezembro de 2026. O resultado do iGovTIC-Jud também é computado como pontuação para o Prêmio CNJ de Qualidade, iniciativa que reconhece o trabalho dos tribunais e é entregue nos encontros nacionais do Judiciário.
O TRE da Bahia obteve a pontuação de 81,40 no questionário. Para Rosilene Souza, da Seção de Apoio à Governança e à Gestão de TIC do Regional Eleitoral, a pontuação “demonstra uma grande evolução no nível de maturidade em governança e gestão de TIC”.
A partir dos resultados coletados, é mensurado o grau de maturidade atingido por cada tribunal e é publicado o Painel que apresenta a situação de cada órgão. O diagnóstico é aplicado pelo CNJ desde 2016. Neste ano de 2021, novos requisitos foram utilizados, com novos critérios de avaliação, nova metodologia de cálculo e novas perguntas. Segurança e proteção de dados, governança de TIC, transformação digital e inteligência artificial foram algumas variáveis incluídas no questionário. A mudança exigiu adequação por parte dos tribunais.
Histórico das notas obtidas pelo TRE-BA nos últimos anos:
Evolução do TRE-BA no iGovTIC-JUD:
2018 -> 0,76
2018 -> 0,80
2020 -> 0,80
2021 -> 0,81
Posição no Ranking iGovTIC-JUD 2021:
12º no ranking geral do país
4º no ranking de resultados dos Regionais Eleitorais
4º no ranking de resultados órgãos judiciários de Médio porte
CM
Pra cego ver: Imagem com um homem de terno ao fundo, com traços de conexões eletrônicas e a balança da justiça no centro de um círculo