Secretário do TRE-BA reforça importância da consulta ao local de votação
Durante live do projeto ‘A Mídia e as Eleições’, o secretário de Planejamento, Estratégia e Eleições, Victor Xavier, comentou ainda sobre as ações de enfrentamento à desinformação

Durante entrevista ao programa “A Mídia e as Eleições”, exibida ao vivo por meio do Instagram do TRE-BA, o secretário de Planejamento, de Estratégia e de Eleições (SPL), Victor Xavier, explicou as diversas etapas de preparação das Eleições Gerais, que acontece no próximo domingo (2/10). No bate-papo - conduzido pela jornalista Carla Bittencourt, da Assessoria de Comunicação do Eleitoral baiano - o secretário esclareceu ainda sobre as mudanças ocorridas em diversos locais de votação do estado e apresentou algumas das estratégias adotadas para enfrentar a desinformação na Bahia.
De acordo com Xavier, o planejamento das Eleições Gerais teve início há dois anos, logo após o término do pleito de 2020. Durante o período, contou, o TRE promoveu pesquisas sobre o que funcionou bem e o que não funcionou durante o último pleito, avaliou contratações necessárias, vistoriou locais de votação, promoveu a atualização do cadastro de eleitores, além de outras atividades. Conforme Victor Xavier, é esse trabalho prévio que garante o êxito da realização das eleições. “Um dia parece ser muito rápido, mas é um evento grandioso”.
Mudança nos locais de votação
Na entrevista, o secretário explicou o motivo da mudança de alguns locais de votação do estado. “Elas acontecem por fatores alheios à Justiça Eleitoral. Algumas escolas não estão prontas, outras estão em reformas, outras ficaram prontas depois. Além disso, os prédios e escolas são vistoriados pelos cartórios para avaliar as instalações”, frisou. Xavier também reforçou a importância dos eleitores consultarem, o quanto antes, o local e seção eleitoral que votarão no domingo, 2 de outubro. A consulta pode ser feita por diversos meios, como o aplicativo e-Título e site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br).
O secretário da SPL orientou também sobre o que levar no dia da votação. De acordo com Victor Xavier, o cidadão deverá apresentar um documento oficial com foto, que pode ser - por exemplo - a identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para quem realizou o cadastro biométrico e possui foto no e-Título, poderá utilizar a versão online do título eleitoral como documento de identificação. Xavier comentou ainda sobre a proibição do uso de celular na cabina de votação. “O objetivo é garantir o sigilo do voto”.
Enfrentamento à Desinformação
O secretário de Planejamento e Estratégias do TRE-BA falou também sobre ações de combate à desinformação desenvolvidas no estado. Entre as iniciativas estão o lançamento de um pacote de figurinhas para o WhatsApp. “Nós estamos conversando com nativos digitais, pessoas que já nasceram sob a influência da informática, das redes sociais, que estão habituadas a essa comunicação em tempo imediato. Estamos convidando esse jovem a discutir com seus pais, com seus tios, com seus primos, com seus avós sobre o funcionamento da internet, o que ocorre nas bolhas de informação, como é importante realizar o ato de checagem de fatos, pois, afinal de contas, a desinformação consiste em manipulação, cerceamento da nossa liberdade de escolha”, explicou.
A estratégia inclui ainda ações em escolas de Salvador, “de modo a dialogar com os estudantes e com a comunidade escolar, transformando-as em pontos de reprodução da boa informação”, completou.
A próxima entrevista do “A Mídia e as Eleições” acontecerá nesta quarta-feira (28/9) e terá como convidado o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do TRE-BA, André Luiz Cavalcanti. Durante a live, marcada para às 17h, o secretário falará, dentre outros assuntos, sobre o Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), as novas urnas eletrônicas e a segurança da votação eletrônica.
Ascom TRE-BA; CM
Pra cego ver: Foto de um celular em uma live com a jornalista da Ascom, Carla Bittencourt e do secretário de Planejamento, de Estratégia de Eleições do TRE-BA, Victor Xavier.