TRE-BA determina redução da quantidade de lixeiras na sede e nos cartórios eleitorais da Capital e do interior
Unidades contarão, em regra, com um único recipiente para lixo orgânico

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) publicou a Ordem de Serviço TRE-BA Nº 2/2025, que determina a redução da quantidade de recipientes para coleta de lixo nas unidades da capital e do interior. A partir de agora, cada seção, coordenadoria, assessoria, gabinete e zona eleitoral da capital contará, como regra, com apenas uma lixeira destinada ao descarte de lixo orgânico.
A medida também se aplica às salas dos(as) secretários(as), do Presidente, do Corregedor Regional Eleitoral e do Diretor-Geral, bem como aos espaços de uso coletivo, como auditório, sala de sessões e áreas de convivência. A exceção vale para ambientes com mais de 10 pessoas, que poderão contar com um segundo recipiente para descarte de lixo orgânico.
Segundo Marco André Lima, da Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (ASSINC), além de otimizar o processo de coleta de resíduos, a medida contribui para a redução do uso de sacolas plásticas. “Essa medida, sobretudo, tem um compromisso com a sustentabilidade, com o meio ambiente, considerando o longo processo de decomposição do plástico na natureza. Nessa esteira, ainda diminui os movimentos repetitivos dos terceirizados na coleta de lixo, considerando o recolhimento em apenas um recipiente”, destacou.
As zonas eleitorais do interior devem utilizar a norma como referência para reorganizar a distribuição das lixeiras, considerando as especificidades de cada imóvel.
Descarte de recicláveis e papel
A Ordem de Serviço determina que todas as salas devem contar com caixas sinalizadas pelo Programa Recicle Já Bahia, destinadas exclusivamente ao descarte de papel. Esses coletores devem ser solicitados à Seção de Apoio Administrativo da Capital (SEAC) e posicionados ao lado das lixeiras de lixo orgânico.
Além disso, servidores(as), requisitados(as), estagiários(as), colaboradores(as) e magistrados(as) podem trazer materiais recicláveis de casa para descarte nos contêineres localizados no estacionamento externo do TRE-BA.
Reunião com equipe de limpeza
Na tarde da última terça-feira (29/4), o servidor Marco André Lima, da ASSINC, e a servidora Anne Caroline Pinto Garcia, da SEAC, reuniram-se com a equipe responsável pela limpeza das unidades do Tribunal. O objetivo foi alinhar a atuação dos profissionais com as novas diretrizes estabelecidas na Ordem de Serviço.
Pra todos verem: homens e mulheres vestidos de azul, em auditório; um homem e uma mulher, em pé, palestrando.