TRE-BA inicia remoção dos lacres das urnas eletrônicas e formatação de mídias utilizadas nas Eleições 2024
Cerca de 39 mil equipamentos terão os lacres retirados e as mídias de votação, de carga e de resultado formatadas; procedimento está sendo realizado em Salvador e no interior do estado

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou os procedimentos de remoção dos lacres; retirada e formatação das mídias de votação; formatação das mídias de carga; formatação das mídias de resultado; e manutenção das urnas eletrônicas utilizadas nas Eleições Municipais de 2024. As respectivas operações estão previstas na Resolução 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com Lívio Ara, Coordenador de Equipamento e Suporte do TRE-BA, em relação à manutenção preventiva, o procedimento consiste em ligar as urnas para que sejam testados seus componentes e os equipamentos tenham suas baterias recarregadas. “Isso porque, qualquer componente eletrônico que fique sem uso e sem manutenção, está sujeito a apresentar alguma falha”, esclareceu o servidor.
Os trabalhos estão previstos para encerrar no final do ano e acontecem no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, em Salvador, e nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Ribeira do Pombal e Seabra.
Nas Eleições Municipais de 2024 foram utilizadas 39.765 urnas eletrônicas, incluindo as de contingência, que são as máquinas habilitadas para substituir aquelas que apresentarem defeitos durante o processo de votação.
Pra todos verem: foto da parte de trás de uma urna eletrônica. Em destaque, um lacre de cor verde.