TRE-BA promove campanha de arrecadação de documentos e objetos históricos
Ação faz parte do Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado em 10 de maio

Integrando as celebrações do ‘Dia da Memória do Poder Judiciário’, data instituída pela Resolução CNJ n. 316/20, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lança campanha para ampliar o acervo histórico do seu Centro de Memória Eleitoral. Quaisquer objetos e documentos que ajudem a contar a história das eleições são de interesse da instituição.
Para colaborar, o público em geral deve encaminhar os itens de valor histórico à sede do TRE-BA, no Centro Administrativo (1ª Avenida do CAB, n. 150), ou aos cartórios eleitorais situados no interior do estado. As doações podem ser efetuadas durante todo o ano.
Exemplares de grande valor histórico
Além dos(as) servidores(as) do eleitoral baiano, qualquer pessoa pode participar da ação, doando documentos como títulos eleitorais, folhetos educativos, recortes de jornais, cartazes, mobiliários e equipamentos antigos e outros itens que sejam de relevância para contribuir com a preservação da história das eleições e da democracia brasileira. O material apresentado será avaliado, e, se for o caso, incorporado ao acervo do Centro de Memória Eleitoral. Os colaboradores receberão um certificado do Regional em agradecimento pela contribuição.
O chefe da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo, Osnir Mendes Madureira, explica a importância da ação: “alguns servidores, principalmente os lotados em cartórios eleitorais, costumam se deparar com processos centenários e outros itens documentais de grande valor histórico, especialmente no momento dos trabalhos de descarte. Muitos cartórios podem estar mantendo itens valiosíssimos, que ficam sem o devido tratamento, motivo pelo qual solicitamos o encaminhamento desses documentos e objetos para que sejam catalogados e guardados na Reserva Técnica do Centro de Memória”, esclarece.
Centro de Memória Eleitoral
O Centro de Memória Eleitoral da Bahia tem por compromisso propor reflexões sobre a história das eleições no Brasil através dos vários itens que abriga em seu acervo. Em sua exposição permanente na entrada do prédio do Anexo II do TRE-BA, o visitante encontra uma parte significativa da história do Eleitoral baiano e das eleições, como fotos, antiguidades, exposição de urnas eletrônicas antigas e outros objetos de valor documental, constituindo-se em um espaço de cidadania.
O local está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, no Centro Administrativo (1ª Avenida do CAB, 150). A visitação é gratuita. O agendamento para escolas públicas e privadas e instituições deve ser realizado com antecedência, através do e-mail seblim@tre-ba.jus.br.
Fonte: Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo do TRE-BA
Pra todos verem: título eleitoral antigo (1932), no formato de uma folha de papel ofício com dados pessoais, fotografia e impressão digital do eleitor.