Presidente do Coptrel se solidariza ao TRE-AL por ação de hackers em evento virtual que debatia a Democracia Digital

Na oportunidade, acontecia um debate entre integrantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes das instituições organizadoras

Presidente do Coptrel e do TRE-BA, Des. Jatahy Júnior, solidariza-se com o TRE-AL em razão de in...

O Desembargador Jatahy Junior, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), solidarizou-se com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) que foi vítima de hackers quando da realização do evento Democracia Digital - Eleições 2020. “Felizmente, não houve qualquer dano nos sistemas oficiais, todavia, esse fato criminoso deve ser rigorosamente apurado visando punição exemplar dos culpados”, disse o presidente do COPTREL.

Na manhã da última sexta-feira (31), o evento “Democracia Digital - Eleições 2020”, organizado pela Agência Lupa, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), sofreu um ataque coordenado de agentes maliciosos. Na oportunidade, acontecia um debate entre integrantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes das instituições organizadoras.

Aberto ao público e direcionado, especialmente, a jornalistas, advogados e servidores públicos que atuarão diretamente no período eleitoral, o debate era mediado por Petria Chaves, jornalista da CBN. “Foi uma ação organizada e coordenada não apenas para ferir o debate democrático, mas para atingir a efetividade do conteúdo que estava sendo abordado pelos presentes. A Justiça Eleitoral não aceitará este tipo de ataques e já iniciamos as tratativas para identificar e punir os envolvidos”, explicou o vice-presidente e corregedor do TRE de Alagoas, no exercício da Presidência, desembargador Otávio Leão Praxedes.

O presidente em exercício do TRE alagoano esclareceu, ainda, que o ataque aconteceu na plataforma virtual Google Meet e não tem nenhuma ligação com os sistemas da Justiça Eleitoral.

Confira a matéria completa em http://www.tre-al.jus.br/imprensa/noticias-tre-al/2020/Agosto/desinformacao-hackers-invadem-evento-virtual-que-debatia-a-democracia-digital-em-alagoas

Fonte: Ascom TRE-AL/ Ascom TRE-BA

 

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-BA 88 anos: No aniversário do Eleitoral baiano, servidores falam sobre a pluralidade da instituição

A diversidade é uma marca do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que possui servidores formados nas mais diversas áreas. Na última matéria da série que comemora os 88 anos do Eleitoral baiano, três histórias de servidores ilustram o TRE-BA como uma instituição plural e que também influencia aqueles que já fazem parte dos seus quadros a iniciarem e aprofundarem estudos na área jurídica.