TRE-BA busca redução de custos com implantação do sistema VoIP
A economia prevista é de 30% dos gastos anuais com telefonia fixa. Até o momento, 111 zonas eleitorais já tem o novo dispositivo instalado

Ao aderir à plataforma VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pretende economizar 30% dos seus gastos anuais das despesas com telefonia fixa. O dispositivo está sendo implementado nos Cartórios Eleitorais do interior desde o dia 5 de junho e já conta, até o momento, com 111 zonas conectadas.
O sistema VoIP permite a comunicação telefônica sem custos entre todas as unidades da Justiça Eleitoral da Bahia na capital ou no interior (Secretaria, Cartórios da Capital, Cartórios do Interior e Centro de Apoio Técnico).
Em fase de teste, o Tribunal está realizando adaptações e ajustes para otimizar a gestão do serviço de telefonia e, dessa maneira, melhor aplicar os recursos orçamentários do órgão do Judiciário.
Como funciona
A telefonia VoIP funciona através da internet ou qualquer outra rede de computadores. A partir de agora, o contato com os cartórios do interior não será mais por telefonia interurbana, todos eles terão um ramal próprio. Basta que o servidor lotado na capital digite “4 + o número da Zona Eleitoral” com a qual deseja se comunicar. Exemplo: 4022 para falar com a 22ª Zona Eleitoral ou 4188, para falar com a 188ª Zona Eleitoral.
Para que os servidores dos cartórios do interior entrem em contato com o Tribunal, na capital, ele deve ligar diretamente para o ramal do setor desejado. Exemplo: 7073 para falar com a Seção de Protocolo. Desse modo, não existe mais a necessidade de digitar o prefixo dos números telefônicos.
Para esclarecimentos de dúvidas, os servidores devem entrar em contato com o suporte técnico através dos ramais 7343/7349/7093 ou dos e-mails seaac@tre-ba.gov.br ou seadin@tre-ba.gov.br