Estágio para menor cidadão tem formato diferenciado no TRE-BA

Estudantes de escola pública recebem importantes treinamentos para início da vida profissional

TRE-BA Projeto Menor Cidadão 2013, voltado para a contratação de menores aprendizes no programa ...

Em programa de estágio voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas, o Menor Cidadão promove ações de desenvolvimento e capacitação para jovens entre 16 e 18 anos, não se limitando apenas a prepará-los para o cumprimento das tarefas na Corte. Com oficinas e treinamentos, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), através da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE), faz um acompanhamento diferenciado dos estagiários com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho, desenvolvendo uma ação estratégica que abarca responsabilidade social.

Com duração de um ano, o estágio remunerado no TRE-BA conta com 20 estudantes ao ano e promove um contexto que contempla o desempenho pessoal e profissional do jovem. Oficinas de texto, informática, raciocínio lógico, saúde bucal, treinamento de atendimento ao público e comunicação oral compõem o cronograma de estudo do menor aprendiz.

Segundo a servidora Iara Rocha, uma das responsáveis pela execução e acompanhamento do programa, a repercussão dessa proposta de estágio reverbera respostas imediatas. Foi o que aconteceu depois da Oficina de Saúde Bucal, ministrada por Jair Cunha, na qual foram distribuídos kits de higiene bucal. “Além do treinamento ter sido engraçado, tratava de um assunto sério para manter a boca saudável e limpa. Aprendi muito bem sobre o uso do fio dental. Antes eu não sabia direito como usá-lo”, explicou Matheus Magalhães, estagiário do Cartório da 3ª Zona Eleitoral.

E não apenas isso, o desempenho no dia a dia também tem sido mais produtivo. “Alguns dizem que ganharam um pouco mais de dinâmica na rotina. Aproveitam melhor o dia e dão mais valor ao tempo que sobra pra estudar”, esclarece Iara.

Responsabilidade
Responsabilidade também é um quesito explorado no dia a dia dos alunos. “Estimulamos a responsabilidade, adequando as exigências e obrigações estabelecidas ao nível de maturidade dos menores”, enfatiza a servidora. Para isso, os encontros de acompanhamento são mais um suporte para o processo de avaliação, que é composto ainda pelo contato cotidiano da COEDE com os estagiários e pelo preenchimento do formulário de avaliação, que fica sob a responsabilidade da supervisão do estágio. “O treinamento com os estagiários é um momento que temos para interagir, saber como anda a postura, a relação interpessoal, o envolvimento no trabalho”, explica.

Novidades em 2013
A mais nova iniciativa agregada ao projeto é o “Livro em Movimento”, que começou de forma despretensiosa, mas tem angariado grande acolhimento entre servidores e estudantes. Os funcionários do TRE-BA emprestam livros à COEDE para que os menores possam ler. Terminada a leitura, eles devolvem para que outro colega possa usufruir do livro e assim por diante, fazendo a literatura circular entre os jovens. O controle dessa “biblioteca por empréstimo” fica sob a responsabilidade de sua idealizadora, Moema Franca, também responsável pelo acompanhamento do programa.

Oficina de Comunicação Oral
Outra atividade implementada em 2013 foram as aulas da Oficina de Comunicação Oral, promovida pelo servidor Joel Leal. O primeiro encontro aconteceu no último dia 25 de setembro e o próximo será no dia 17 de outubro.

Desde 2006, o Projeto Menor Cidadão já recebeu cerca de 150 estudantes no TRE-BA. “Temos notícias de muitos estagiários que já ingressaram no mercado de trabalho e outros que conquistaram vaga no ensino superior”, comemoram as servidoras Iara e Moema.


HS

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido