678 eleitores buscaram atendimento durante plantão do TRE-BA neste sábado (17/5)
Ação ocorreu das 8h às 12h e foi voltada para quem deixou de votar, justificar ausências ou quitar multas em três eleições consecutivas

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou neste sábado (17/5) um plantão especial de atendimento nos cartórios eleitorais da capital e do interior do estado. A iniciativa, que aconteceu das 8h às 12h, registrou 678 atendimentos em todo o estado. O objetivo foi atender eleitores e eleitoras que deixaram de votar, justificar ausências ou quitar multas em três pleitos consecutivos.
A secretária-geral da Presidência do TRE-BA, Maria do Socorro Carvalho, destacou a importância da ação. “Esse plantão foi uma oportunidade para os eleitores e eleitoras que não conseguiram comparecer durante os dias úteis. É uma forma de facilitar o acesso à regularização”, explicou. Ela também reforçou que o prazo para a depuração cadastral termina nesta segunda-feira (19/5). “Quem não comparecer até essa data terá o título cancelado”, alertou.
Entre os eleitores atendidos estava Jaílda Amorim dos Santos, de 33 anos, que buscou o serviço para justificar a ausência em duas eleições. “Vim logo cedo para resolver minha situação. Consultei o site do TRE-BA e descobri que também precisava fazer a biometria. Hoje consegui resolver tudo. Agora estou quite”, comemorou.
Antônio Paulo de Sousa Nunes, 52 anos, também aproveitou o plantão para se regularizar após quase 10 anos sem votar. “Por causa do trabalho, eu estava sempre viajando e nunca conseguia tempo. Vi uma reportagem sobre o prazo e decidi vir. Agora está tudo certo”, afirmou.
Pra todos verem: Fotografia mostra a Central de Atendimento ao Público, com diversos guichês de atendimento do TRE-BA. Onde várias pessoas estão sentadas, sendo atendidas. Em cada estação de trabalho há um ring light, utilizado para tirar fotos dos eleitores. Ao fundo, outras pessoas aguardam sentadas.