Novo procurador eleitoral participa de primeira sessão de julgamento no TRE-BA
Titular da PRE da Bahia, o procurador Fernando Túlio da Silva foi recepcionado pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, e pelos demais membros da corte eleitoral baiana

O novo procurador eleitoral da Bahia, Fernando Túlio da Silva, participou, nesta segunda-feira (4/10), da primeira sessão de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Com a principal missão de coordenar o Ministério Público Eleitoral no pleito de 2022, o novo titular da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia assume posto que, por dois biênios, foi do procurador Cláudio Alberto Gusmão, agora substituto da PRE-BA.
Durante a sessão, o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, deu as boas-vindas ao procurador eleitoral. “Tenho certeza de que vossa excelência manterá a qualidade dos serviços prestados pelo procurador Cláudio Gusmão, garantindo a celeridade no processamento dos feitos, que dependem sempre de opinativo ministerial”.
O presidente Roberto Frank destacou ainda a importância da procuradoria no cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça. “Vossa excelência é muito bem vindo, conte com a administração e com os demais pares deste Tribunal para o que for necessário”. A fala do desembargador Roberto Frank foi aderida pelos demais membros da Corte, os desembargadores Mário Hirs, Henrique Trindade, Vicente Buratto, Freddy Pitta Lima, Arali Duarte e Zandra Parada.
O procurador Fernando Túlio da Silva agradeceu a todos pela receptividade e afirmou ter aceitado o desafio de suceder quem, para ele, é uma referência por acreditar que pode ser instrumento de mudança na vida das pessoas. “Sou de Belo Horizonte e cheguei à Bahia em 2009, quando conheci o doutor Cláudio Gusmão, em Barreiras, onde ele realizou brilhante trabalho na área de direitos humanos. Tenho pela frente este desafio, para o qual me dedicarei pensando no que acredito. E isso não é discurso, é sentimento desde que ingressei no serviço público, o qual persiste, ainda mais vendo as dificuldades que enfrentamos para garantir que a democracia chegue às pessoas, para que tenhamos justiça social e que seja respeitada a vontade do eleitor”.
Perfil
Fernando Túlio nasceu em Belo Horizonte (MG), é membro do MPF desde 2008 e exerce suas funções na capital baiana desde 2017. Sua lotação inicial foi no Amapá, e já passou pelas unidades do MPF no Tocantins, Minas Gerais, Sergipe, Goiás, Espírito Santo e pela cidade de Barreiras (BA). Antes do MPF, já foi procurador do Município de Belo Horizonte e procurador da Fazenda Nacional. Ele é graduado em Direito pela Fundação Mineira de Educação e Cultura.
CB
Pra cego ver: Print da sessão de julgamento telepresencial com a participação dos desembargadores eleitorais