Solenidade abre oficialmente o 83º Coptrel em Recife
Cerimônia foi realizada no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e foi conduzida pelo presidente do Coptrel, desembargador Roberto Maynard Frank, que também preside o TRE-BA

O 83º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) foi aberto, oficialmente, na noite desta quinta-feira (23/11), em Recife, capital de Pernambuco. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e foi conduzida pelo presidente do Coptrel, desembargador Roberto Maynard Frank, que também preside o TRE-BA.
Durante seu pronunciamento, o presidente do Coptrel destacou a participação inédita dos secretários de Tecnologia da Informação no evento. “É uma forma de voltarmos os olhos para o futuro que já se faz presente. A era digital e suas transformações nos impulsionam a encontrar novos rumos, novas soluções para velhos problemas, mas também para novos dilemas, outrora nunca vistos”. O desembargador ainda afirmou que o encontro de presidentes é um “fórum plural, um espaço para o intercâmbio de ideias e experiências, em que se celebra o espírito colaborativo, que solidifica os laços entre os regionais”.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, anfitrião do evento, pontuou alguns temas a serem debatidos pelo colegiado nesta sexta-feira (24). “O fortalecimento dos Regionais e a padronização dos procedimentos administrativos estão sempre nas nossas preocupações”, disse. Ele falou ainda sobre outros assuntos que serão discutidos, como a inclusão da pessoa com deficiência e questões de raça e gênero.
Além dos presidentes do Coptrel e do TRE-PE, compuseram a mesa de honra, a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, representando a governadora Raquel Lyra; o prefeito da cidade do Recife, João Campos; o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Cândido Saraiva; diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rogério Galloro; o secretário do Coptrel e presidente do TRE-ES, José Paulo da Gama; o desembargador eleitoral do TRE-PE, Carlos Gil; o diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco, Francisco Bandeira de Mello; a desembargadora eleitoral e ouvidora da Mulher, Karina Aragão; a desembargadora Eleitoral substituta e diretora da Escola Judiciária Eleitoral, Virgínia Dantas; e o deputado Joãozinho Tenório, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
A solenidade contou com participações especiais como o Quinteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã, que executou o Hino Nacional Brasileiro; o desembargador eleitoral de Pernambuco, Alexandre Pimentel, que ministrou palestra sobre os impactos da tecnologia na vida social e no Direito, fazendo um breve histórico sobre o surgimento da cibernética e da Inteligência Artificial; e a Orquestra dos Meninos e Meninas de São Caetano, que encerrou a noite com a execução do Hino do Estado de Pernambuco.
Programação
A abertura da programação oficial do 83º Encontro do Coptrel foi antecedida pelas reuniões dos diretores-gerais, dos secretários de tecnologia da informação e dos assessores de comunicação, ao longo desta quinta-feira (23). Na sexta (24), a reunião dos presidentes ocupará toda a programação do segundo dia de evento, com debates sobre diversos temas relacionados à atuação da Justiça Eleitoral no país. Ao final do evento está prevista a leitura da Carta de Recife, documento que reunirá as deliberações ocorridas para encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da definição da data e local do próximo Encontro e do novo presidente do Colégio.
Sobre o Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Roberto Maynard Frank, que é também presidente do TRE baiano.
Pra Cego Ver: imagem de abertura do 83º COPTREL, telão ao fundo com imagem do presidente do TRE-BA e do COPTREL, desembargado Roberto Maynard Frank e à frente, mesa com autoridades