Presidente do TRE-BA prestigia abertura do XIII Encontro de servidores da Justiça Eleitoral
O evento foi iniciado na manhã desta quinta (23), no auditório da antiga Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia, com ações de capacitação e de qualidade de vida

Na manhã desta quinta-feira (23/5), foi dado início ao XIII Encontro de servidores e servidoras da Justiça Eleitoral baiana. A abertura foi realizada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, no auditório da antiga Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
No seu pronunciamento, o presidente destacou o empenho e dedicação das servidoras e servidores do TRE-BA, especialmente nas ações envolvendo o fechamento do cadastro eleitoral. Ressaltou, ainda, que sua gestão é pautada na valorização dos servidores e magistrados: “vocês são alicerce do Tribunal. Tenho me aproximado e conversado muito com as comissões do interior, da capital e o sindicato. Estou ouvindo todos os atores dessa participação, buscando realmente valorizar a cada dia o servidor do nosso Regional”, salientou.
Expectativa para o Encontro
Para a Secretária de Gestão de Pessoas, Glória Cristina Santana Tourinho, além da importância das palestras, oficinas e apresentações, o evento possibilita uma maior integração dos servidores e servidoras do Tribunal. “Um encontro como esse consolida o sentimento de unidade do corpo funcional do TRE-BA, reforça o nosso senso de pertencimento e fortalece as nossas relações. Tudo isso é muito importante para a realização de um trabalho de excelência”, declarou.
Ações correcionais
Presente no encontro, a equipe da Corregedoria Regional Eleitoral destacou os tópicos mais importantes envolvendo a CRE, a exemplo da Propaganda Partidária, do Registro de Candidatura, do Ciclo de Inspeções e Correições Cartorárias e do Poder de Polícia dos Cartórios, considerando que são ações que têm como objetivo prevenir e inibir irregularidades durante todo o período eleitoral.
Preparativos das Eleições 2024
Ainda durante o evento, os servidores das zonas eleitorais do interior do estado receberam orientações referentes à utilização de ferramentas do sistema Processo Judicial Eletrônico, esclarecimentos sobre o reforço que o TRE oferecerá às zonas nos preparativos do pleito, bem como as técnicas de utilização do sistema JANUS, solução de automação processual com aplicação de inteligência artificial e uso de robôs, usados para executar tarefas repetitivas.
Depoimentos
O servidor João Paulo Oliveira, da 111ª Zona Eleitoral de Paramirim, ressaltou a importância do Encontro, promovido pela SGP, na socialização e capacitação dos funcionários do Regional: “ eventos como esse promovem uma maior integração entre os colegas, e o Tribunal tem a chance de ofertar treinamentos presenciais, que também são relevantes, fazem a gente se sentir mais parte do TRE”, destacou.
Para Ana Jaciara Silva, servidora da 193ª Zona Eleitoral, situada em Iaçu, o evento é de suma importância. “Eu digo isso não só por conta das Eleições de 2024, mas justamente porque nos ajuda nessa caminhada enquanto servidores deste Tribunal, nos dá um norte”, finalizou.
Pra todos verem: servidores da Justiça Eleitoral sentados em poltronas de um auditório.