Ações contra episódios de assédio ou discriminação no ambiente trabalho são tema de palestra realizada no TRE-BA
Evento foi promovido pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na manhã da última quinta-feira (10/7), a palestra “O que fazer quando sofrer ou testemunhar um episódio de assédio ou discriminação?”. O evento foi promovido pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no âmbito dos 1º e 2º graus de jurisdição do Tribunal e aconteceu de forma híbrida: presencialmente, na Sala de Sessões, e com transmissão pela plataforma Zoom.
O evento teve como objetivo capacitar servidoras e servidores, magistradas e magistrados, além de colaboradoras e colaboradores, para identificar e agir em casos de assédio moral, sexual e de discriminação no trabalho. Entre outros pontos, a palestra abordou tópicos que apontam para a diferença entre as referidas condutas, bem como a identificação de comportamentos abusivos e os procedimentos adequados a serem adotados por vítimas e testemunhas.
De acordo com Heverton Luiz Rodrigues Fernandes, servidor do TRE do Amapá e palestrante do evento, todos nós podemos ser vítimas ou presenciar ações discriminatórias. “É fundamental saber agir em casos de capacitismo, racismo, LGBTfobia e machismo, por exemplo. Independentemente do cargo ou função, todos precisam ter seus direitos respeitados”, pontuou.
O encontro reforçou a necessidade de construir um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo, alinhado aos princípios da dignidade humana, ética profissional e às políticas institucionais de prevenção ao assédio e à discriminação no âmbito do TRE-BA.
Canais de denúncia e orientação:
Para denúncias, orientações ou esclarecimentos, é possível entrar em contato com os seguintes canais:
- Comissão de Prevenção ao Assédio do TRE-BA: comissaoassedio@tre-ba.jus.br
- Ouvidoria Geral do TRE-BA: 3373-7000 ou pelo site: Fala Cidadão – Ouvidoria TRE-BA
-
Ouvidoria da Mulher: (71) 3373-7000 (opção 8) ou (71) 3373-9000 (opção 2); ouvmulher@tre-ba.jus.br; WhatsApp: (71) 3373-7000 – opção 11; Telegram: (71) 3373-7000 – opção “Ouvidoria da Mulher”
Pra todos verem: foto dividida em duas imagens que mostra a plateia, sob dois pontos de vista, e o palestrante ao fundo.