TRE-BA tem redução de 65% no uso de copos descartáveis em seis anos
De 2018 a 2024 foram utilizados 5.185 unidades a menos; resultado está ligado à consolidação de medidas sustentáveis previstas no Plano de Logística Sustentável

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reduziu o uso de copos plásticos descartáveis entre 2018 e 2024. Em 2018, foram consumidos 796.500 copos; já em 2024, o número caiu para 278.000, uma diminuição de 65%, o que representa 518.500 unidades a menos. A mudança é resultado da adoção de medidas sustentáveis, como o estímulo ao uso de canecas e garrafas reutilizáveis por servidores(as), previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição.
De acordo com a Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (ASSINC), desde a adoção do (PLS), o TRE-BA vem fortalecendo ações que aliam eficiência administrativa à responsabilidade socioambiental, promovendo uma cultura institucional voltada ao consumo consciente e à preservação dos recursos naturais.
As ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Consumo consciente de papel
Outra frente de atuação é o consumo racional de papel e impressão. A instituição tem adotado práticas como impressão frente e verso, uso de papel reciclado e incentivo à tramitação digital de documentos. Em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), a ASSINC também desenvolveu o Impressômetro, um painel de BI que monitora o número de impressões por impressoras terceirizadas, com o objetivo de otimizar o uso desses equipamentos.
Energia limpa
No campo da eficiência energética, a instalação de usinas fotovoltaicas em prédios do TRE-BA representa um avanço no uso de fontes limpas e renováveis de energia. A iniciativa, viabilizada por meio de chamada pública promovida pela Neoenergia Coelba, entrou em operação em 2022 nos Fóruns Eleitorais de Valença, Ilhéus, Eunápolis, Jequié, Brumado e Irecê. Desde então, o sistema gerou uma economia de R$195.270,82 aos cofres públicos.
Gestão hídrica inteligente
Com foco no uso racional da água, o Tribunal investiu na instalação de torneiras com temporizador e sistemas de descarga com duplo acionamento, medidas que reduzem o consumo diário. Por meio do Projeto Estratégico Monitoramento, Captação e Reaproveitamento da Água da Chuva, foram identificados os locais aptos à construção de reservatórios. Também foi elaborado um plano de ação para viabilizar as obras nos municípios selecionados.
Pra todos verem: Ao centro da imagem, uma ilustração do planeta Terra cercado por vegetação. A cor predominante é o verde, com alguns tons de azul.