Presidente do TRE-BA é agraciado com Comenda Ministro Coqueijo Costa
Desembargador Abelardo da Matta recebeu a honraria das mãos do Presidente do Regional do Trabalho, desembargador Jéferson Muricy

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta, foi agraciado com a Comenda Ministro Coqueijo Costa – Grau Grande Oficial, honraria concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5). O título foi entregue pelo presidente do TRT5, desembargador Jéferson Muricy, durante cerimônia na presidência do órgão, no bairro de Nazaré, Centro de Salvador.
Confira a galeria de fotos: Comenda Coqueijo Costa
A medalha homenageia personalidades e instituições que se destacam pelas relevantes contribuições à sociedade e à justiça. Ao receber a honraria, o Presidente do TRE-BA valorizou o corpo funcional da Justiça Eleitoral baiana e destacou a importância do trabalho de excelência realizado em conjunto pela instituição.
“Estou maravilhado! Me enche de orgulho e honra, pois reconhece minha longa trajetória profissional, iniciada quando era estagiário da Justiça Estadual. Fui, nesse tempo, conquistando espaços até realizar o sonho de estar à frente da Justiça Eleitoral da Bahia, contribuindo para o fortalecimento do sistema democrático e promovendo o acesso à cidadania no estado”, complementou o desembargador.
O magistrado ainda agradeceu ao Tribunal do Trabalho pela cooperação nos acordos firmados com o TRE-BA, que visam melhor servir à sociedade civil.
A comenda é inspirada na trajetória do Ministro Carlos Coqueijo Costa, que se destacou como jurista, artista e intelectual. Coqueijo Costa bacharelou-se em Direito em 1945 e ingressou na magistratura trabalhista em 1946. Ele presidiu o TRT5 por quatro mandatos e alcançou o posto de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), onde também exerceu a presidência entre 1984 e 1986.
Pra todos verem: dois homens estão sorrindo. O homem à esquerda segura um certificado e está usando uma medalha no pescoço, indicando que foi homenageado. O outro homem, à direita, segura uma pequena caixa azul.