TRE-BA capacita servidores(as) em Inteligência Artificial aplicada ao Direito
Foram 60 horas de aulas ao vivo combinadas com materiais extras e projetos para estudo individual

17 servidores(as) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluíram o curso de extensão “Inteligência Artificial Aplicada ao Direito”, que teve duração de três meses, entre 9 de junho e 17 de agosto de 2025, no formato de Ensino a Distância (EAD). A capacitação, de iniciativa da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), teve a finalidade de apresentar aos(as) participantes o uso correto da IA e como essa ferramenta pode aperfeiçoar o trabalho.
Dos(as) participantes certificados(as), 14 são assessores(as) de desembargadores(as) e dois integram a equipe de Tecnologia da Informação, além de um participante da Coordenadoria Judiciária Remota do 1º Grau de Jurisdição (COJUR).
Segundo André Cavalcante, secretário da STI, o curso é uma forma de reforçar a missão de usar a tecnologia com propósito. “Com o aprendizado, aumentamos a eficiência do trabalho jurídico sem abrir mão da responsabilidade, da precisão e da segurança”, pontuou.
A servidora Valéria Braga, lotada na Assessoria do Corregedor Regional Eleitoral da Bahia (ASSCR), destacou a relevância da capacitação para o aperfeiçoamento profissional e a agilidade no trabalho. “O curso nos apresentou diversas tecnologias, incentivando o teste e a escolha daquelas que melhor atendem às nossas necessidades. Além disso, reforçou a importância do uso consciente de ferramentas, lembrando sempre que, embora facilitem o trabalho, nós somos responsáveis pela correção e pela exatidão dos resultados”, afirmou.
Braga disse ainda que as 30 aulas serviram para enriquecer o conhecimento e para preparar os(as) servidores “para aplicar bem os recursos de IA disponíveis, otimizando tempo e buscando sempre os melhores resultados”, comentou.
Metodologia do curso
O curso de extensão em “IA Aplicada ao Direito” foi estruturado para unir teoria, prática e colaboração entre os(as) participantes. Ao todo, foram 60 horas de aulas ao vivo combinadas com materiais extras e projetos para estudo individual. O conteúdo abordou a aplicação de ferramentas de IA generativa, exemplos práticos do contexto jurídico e desafios que simulam situações reais, como a redação de contratos e a análise de documentos complexos com apoio da Inteligência Artificial.
Os(as) envolvidos(as) também puderam trocar experiências com outros profissionais, professores especialistas e monitores, por meio de grupos exclusivos no WhatsApp, ampliando o networking e aprofundando o conhecimento.
Pra todos verem: Ilustração colorida de um robô humanoide em tons de branco, roxo e rosa, segurando um tablet enquanto interage com uma tela digital com textos e gráficos. À frente, aparece uma balança de dois pratos em amarelo e laranja, simbolizando a justiça. À direita, há um bloco em rosa representando um livro ou documento. No canto superior direito, está o logotipo do TRE-BA com a frase “Justiça, Cidadania e Serviço”. O fundo é dividido em azul escuro e bege claro, com elementos gráficos que remetem à tecnologia.