TRE-BA realiza entrega de donativos à Associação Reintegração de Crianças e Adolescentes em Risco
Atualmente, a RECRIAR tem foco no desenvolvimento de habilidades e na preparação dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho a partir dos 14 anos

A campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, promovida pela Seção de Atenção à Saúde (SEDAS) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), realizou, nesta segunda-feira (19/1), a entrega dos donativos à Associação Reintegração de Crianças e Adolescentes em Risco (RECRIAR), localizada no bairro do Bonfim.
A chefe da Seção de Atenção à Saúde (SEDAS), Aline Reis, explicou que a Organização Não Governamental (ONG) foi escolhida por fomentar, através de cursos profissionalizantes, o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo formação e inclusão social. “Para que esse trabalho tenha continuidade e gere resultados duradouros, o apoio às famílias atendidas é essencial, pois fortalece o vínculo comunitário e garante a permanência dos jovens no projeto”, afirmou.
A servidora destacou ainda o caráter educativo da iniciativa. “A doação vai além do apoio material, pois incentiva atitudes solidárias entre os(as) servidores(as) do TRE-BA, que sempre respondem positivamente a esse tipo de ação. Ao estimular a cultura da solidariedade e do cuidado com o próximo, a atividade fortalece valores como empatia, cidadania e cooperação”, concluiu.
Assistente social e uma das fundadoras da instituição, Auristela Barros, que atua na RECRIAR há 20 anos, destacou o alcance do trabalho desenvolvido pela ONG. “Somente neste primeiro semestre, matriculamos cerca de 500 crianças, adolescentes e responsáveis em nossas atividades. A instituição oferece cursos de informática, robótica, música, inglês, manicure, cabeleireiro, corte e costura, além de panificação, e também atendimento psicológico”, pontuou.
Auristela explicou que a instituição adotará critérios para definir as famílias beneficiadas com os donativos. “Antes da entrega das doações, realizaremos um levantamento para identificar as necessidades das famílias atendidas. Muitas vivem com renda mensal muito baixa, algumas com apenas R$200,00 ou R$300,00 para passar o mês. Essa doação vai beneficiar muitos lares, e somos muito gratas por essa ajuda”, ressaltou.
A campanha de arrecadação de alimentos da SEDAS começou em dezembro de 2025.
RECRIAR
Atualmente, a RECRIAR tem foco no desenvolvimento de habilidades e na preparação dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho a partir dos 14 anos. Os próprios participantes escolhem as atividades que desejam realizar.
Com duas décadas de atuação, a Organização Não Governamental atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Salvador. Até 2017, a instituição funcionava como casa de acolhimento e, desde então, passou a atuar como Centro Social Comunitário, com a missão de prevenir a exposição de jovens a situações de risco e à cooptação pelo tráfico de drogas.
Pra todos verem: Imagem mostra cinco mulheres de pé, lado a lado, sorrindo para a câmera. Elas seguram cestas com alimentos e itens doados. À frente, há caixas de papelão empilhadas com mais donativos. Na parede, há um mural colorido com desenhos e a palavra “Sabedoria”. A cena representa a entrega de doações à instituição social.

