Página interna do portal
Seção de conteúdo
TRE-BA promove XIV Encontro de Servidoras(es) dos Cartórios Eleitorais de 9 a 17 de junho
Objetivo do evento é aprimoramento profissional com foco nas Eleições de 2026
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), promove de 9 a 17 de junho, o XIV Encontro de Servidoras e Servidores dos Cartórios Eleitorais - 2026, que tem como objetivo a capacitação profissional e integração do público. As atividades acontecerão no auditório do Regional e serão direcionadas, sobretudo, ao tema das Eleições 2026, com aprimoramento técnico para otimizar a prestação de serviços ao eleitorado baiano.
O encontro, realizado a cada dois anos, reunirá cerca de 400 participantes, divididos em duas turmas distintas, uma com tarefas programadas de 9 a 11/6 e a segunda no período de 15 a 17/6. Além das ações de capacitação, conduzidas por unidades diretamente envolvidas com a organização das Eleições, os(as) participantes assistirão a palestras, como “Proteção de Dados e Inteligência Artificial” e “Prepare-se para o amanhã – Meus direitos: conhecer para exercer!”.
A programação inclui ainda apresentação de peça teatral. O evento conta também com a parceria da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE) e unidades vinculadas.
Segundo Rosângela Reis, chefe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento e Servidores (EFAS), a ação é mais do que um evento de formação, pois alia capacitação profissional e integração entre as(os) servidoras(es) que, em razão da rotina de trabalho e da distância geográfica, mantêm contato apenas por reuniões virtuais. “O momento favorece a troca de experiências, o fortalecimento de vínculos e a construção de soluções compartilhadas para os desafios do dia a dia dos cartórios eleitorais”, explica.
Confira aqui a programação completa.
Cartórios eleitorais
A Bahia possui 199 cartórios eleitorais, unidades da Justiça Eleitoral que desempenham papel fundamental na administração e organização das atividades eleitorais em nível local e garantem o funcionamento adequado do sistema eleitoral. As servidoras e servidores dessas unidades são responsáveis pela organização do serviço eleitoral (administrativo e judicial) prestado ao eleitorado, a candidatos(as) e entidades diversas nos municípios que integram a zona eleitoral à qual é vinculado.
Para todos verem: Imagem de banner horizontal institucional em estilo moderno e clean, inspirado na identidade visual do TRE-BA, feito por Inteligência Artificial.