Presidente do Coptrel se solidariza ao TRE-AL por ação de hackers em evento virtual que debatia a Democracia Digital

Na oportunidade, acontecia um debate entre integrantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes das instituições organizadoras

Presidente do Coptrel e do TRE-BA, Des. Jatahy Júnior, solidariza-se com o TRE-AL em razão de in...

O Desembargador Jatahy Junior, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), solidarizou-se com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) que foi vítima de hackers quando da realização do evento Democracia Digital - Eleições 2020. “Felizmente, não houve qualquer dano nos sistemas oficiais, todavia, esse fato criminoso deve ser rigorosamente apurado visando punição exemplar dos culpados”, disse o presidente do COPTREL.

Na manhã da última sexta-feira (31), o evento “Democracia Digital - Eleições 2020”, organizado pela Agência Lupa, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), sofreu um ataque coordenado de agentes maliciosos. Na oportunidade, acontecia um debate entre integrantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes das instituições organizadoras.

Aberto ao público e direcionado, especialmente, a jornalistas, advogados e servidores públicos que atuarão diretamente no período eleitoral, o debate era mediado por Petria Chaves, jornalista da CBN. “Foi uma ação organizada e coordenada não apenas para ferir o debate democrático, mas para atingir a efetividade do conteúdo que estava sendo abordado pelos presentes. A Justiça Eleitoral não aceitará este tipo de ataques e já iniciamos as tratativas para identificar e punir os envolvidos”, explicou o vice-presidente e corregedor do TRE de Alagoas, no exercício da Presidência, desembargador Otávio Leão Praxedes.

O presidente em exercício do TRE alagoano esclareceu, ainda, que o ataque aconteceu na plataforma virtual Google Meet e não tem nenhuma ligação com os sistemas da Justiça Eleitoral.

Confira a matéria completa em http://www.tre-al.jus.br/imprensa/noticias-tre-al/2020/Agosto/desinformacao-hackers-invadem-evento-virtual-que-debatia-a-democracia-digital-em-alagoas

Fonte: Ascom TRE-AL/ Ascom TRE-BA

 

Últimas notícias postadas

Recentes