Comissão de Gestão da Memória

A Gestão da Memória compreende um conjunto de ações e práticas de preservação, pesquisa, valorização e divulgação da história e da Memória.

Nos órgãos do Poder Judiciário esta história está contida em seus documentos, processos, objetos e imóveis custodiados pelos espaços de memória : arquivos, bibliotecas, museus, memoriais, centros de memória.

Todas as ações relativas à Gestão da Memória no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia tem por objetivo resguardar a história contida em seu acervo de forma a preservar a Memória Institucional que faz parte da Memória Coletiva.

Finalidade/Competência:

À Comissão de Gestão da Memória do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia compete:

I - coordenar a política de Gestão da Memória da Instituição, de acordo com a Resolução CNJ nº 324/2020 e em conformidade com os Manuais de Gestão da Memória e Documental do Poder Judiciário;

II - fomentar a interlocução e a cooperação entre as áreas de Arquivo, Museu, Memória, Biblioteca e Gestão Documental do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia;

III- realizar projetos conjuntos com as unidades administrativas deste Regional, promovendo, de modo colaborativo e interativo, atividades integradas que privilegiem a preservação, pesquisa e divulgação da história da Justiça Eleitoral;

IV - aprovar critérios de seleção, organização, preservação e exposição de objetos, processos, documentos museológicos, arquivísticos ou bibliográficos, e depoimentos que comporão o acervo histórico permanente do Tribunal;

V - promover intercâmbio do conhecimento científico e cultural com outras instituições e programas similares;

VI - coordenar a identificação e o recebimento de material que irá compor os acervos físico e virtual de preservação, bem como a divulgação de informações relativas à Memória Institucional;

VII - outras atribuições afins e correlatas.

 

Composição:

I - Titular da Coordenadoria de Gestão da Informação, Documentação e Memória;

II - Titular da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo;

III - Kátia Cristina Isaias Guttemberg da Costa, servidora lotada na Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo;

IV - Jaime Barreiros Neto, servidor lotado na Seção de Pesquisa e Publicações Acadêmicas;

V - Dulce Sampaio da Paz, servidora lotada na Assessoria de Comunicação Social;

VI - Cristiane Gomes dos Santos, servidora lotada na Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias;

VII - George Melo Rodrigues, servidor lotado na Seção de Gestão de Patrimônio;

VIII - Felisberto da Silva Bulcão Filho, servidor lotado no Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas.

Legislação:     

Portaria nº 80/2025

Resolução Administrativa nº 28/2021

Portaria nº 430/2020

                                   

Acesse o Portal da Memória do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

Nesta área disponibilizamos as atas das reuniões realizadas pela Comissão de Gestão da Memória, ao longo dos anos.

Os arquivos dos links abaixo estão em formato PDF.

2025

Ata da reunião de 10/03/2025

2024

Não foram realizadas reuniões neste exercício.

2023

Não foram realizadas reuniões neste exercício.

2022

Não foram realizadas reuniões neste exercício.

2021

Ata da reunião de 07/12/2021

Ata da reunião de 21/06/2021

Nesta área disponibilizamos as ações sobre o Plano Anual da Gestão de Memória, conforme determinado pelo art. 7º da Portaria nº 80/2025.

Plano de Ação 2025

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