Estudantes participam de voto simulado no TRE-BA

Os alunos integraram o primeiro grupo a visitar o Tribunal pelo projeto Eleitor do Futuro em 2014

TRE-BA Estudantes no projeto Eleitor do Futuro em 2014

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu 37 estudantes do 1ª e 2º ano do ensino médio, da Escola Franciscano Santa Clara, para a primeira visita guiada do ano 2014 realizada pelo projeto Eleitor do Futuro. Os alunos assistiram a palestras e vídeos com esclarecimentos sobre o título eleitoral, aprendendo a como votar; como funciona a urna eletrônica e também sobre o sistema de segurança do voto eletrônico.

Três alunos tiveram a oportunidade de encenar uma candidatura. De posse de um título fictício, os alunos votaram no candidato que ofereceu melhores propostas. Essa atividade demostrou a importância de se avaliar o candidato e suas propostas de candidatura eleitoral. A brincadeira despertou nos estudantes diversos questionamentos sobre o investimento na educação, saúde, segurança pública e saneamento básico.

O maior questionamento dos alunos foi a do alto número de promessas feitas nas campanhas, sucedidos do não cumprimento. Raquel Moura, 16 anos, leva consigo as lições aprendidas nesta visita, e fala de como ela vai utilizar esse aprendizado na futura eleição, já que pretende votar. “Devemos pensar antes de votar por que somos o futuro do país, não devemos escolher um candidato por aparência e sim saber o que ele pretende, quais são suas propostas e ficar atento durante seu mandato”.

ER

Últimas notícias postadas

Recentes