TRE-BA lança projeto de desenvolvimento pessoal e cuidado com os servidores nos cartórios do interior
Primeira edição da iniciativa “SGP na Trilha do Interior” aconteceu no Fórum Eleitoral de Camaçari

O Fórum Eleitoral de Camaçari foi palco do lançamento do Projeto “SGP na Trilha do Interior”, promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A iniciativa teve sua primeira edição realizada nesta quarta-feira (7/5) e reuniu servidoras e servidores lotados nos cartórios eleitorais de Camaçari e região.
A Secretária-Geral da Presidência do TRE-BA, Maria do Socorro Carvalho, abriu o evento agradecendo o empenho da equipe responsável pela organização e ressaltou o compromisso da gestão com a valorização do corpo funcional: “investir na qualidade de vida dos nossos colegas é investir em uma administração mais humana, mais eficiente e mais sustentável”.
Segundo a secretária de Gestão de Pessoas, Glória Tourinho, a iniciativa foi pensada com carinho, planejamento e propósito, reconhecendo a importância das 180 zonas eleitorais distribuídas pelo estado. “O projeto nasce com esse espírito de aproximação, escuta ativa e promoção do bem-estar físico, emocional e relacional de quem atua no interior. Reunimos uma equipe multidisciplinar para estar com vocês compartilhando, orientando, construindo juntos um dia diferente de aprendizado, acolhimento e, sobretudo, de conexão humana”, pontuou.
Prevenção e combate ao assédio
A programação contou com uma intervenção das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no âmbito do 1º e 2º graus de jurisdição do TRE-BA, como parte da Semana de Combate ao Assédio, realizada de 5 a 9 de maio. Na ocasião, foi ministrada a palestra “Promovendo um ambiente de trabalho respeitoso: prevenção e combate ao assédio moral e sexual”, pela juíza Verônica Ramiro, da 7ª Zona Eleitoral, que preside as comissões.
Durante sua fala, a magistrada destacou os impactos nocivos do assédio nos ambientes de trabalho e fez um apelo: “o assédio adoece, isola, desmotiva e quando o silêncio se instala a dor vira rotina, calar não é neutralidade, é cumplicidade. Por isso, denuncie. Não aceite, não normalize, o respeito é o mínimo e a dignidade não é negociável”.
Promoção da saúde e do bem-estar
Ainda pela manhã, o nutricionista Airam Henrique Ferreira apresentou orientações sobre hábitos alimentares saudáveis e alertou para os riscos de dietas sem respaldo científico, além de esclarecer dúvidas do público.
Na sequência, a assistente social Fabiane Almeida falou sobre o acolhimento e acompanhamento dos casos de saúde no TRE-BA. A psicóloga Giovana Mesquita também participou por meio de um vídeo com orientações sobre saúde mental.
À tarde, o servidor Antônio Maia apresentou o projeto de ergonomia no trabalho desenvolvido pelo TRE-BA, seguido pelas orientações do fisioterapeuta Márcio Almeida sobre práticas e posturas adequadas no ambiente profissional. Já as servidoras Rita Moinhos e Laís Rivas, também participaram, apresentando o Núcleo de Prevenção e Atenção em Conflitos (NUPAC), uma iniciativa que busca promover o diálogo, mediar conflitos de forma voluntária e confidencial e transformar as relações no ambiente de trabalho.
As atividades finais foram conduzidas pela equipe da SGP, da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede) e da Coordenadoria de Atenção à Saúde e Benefícios (Coasa), e contaram com momentos lúdicos e rodas de conversa. Servidoras e servidores puderam compartilhar sugestões, comentários e demandas, fortalecendo o diálogo entre a administração e o corpo funcional.
Confira galeria de fotos do evento
Pra todos verem: Colagem de quatro fotos da ação do TRE-BA em Camaçari, com palestras, atividade em roda e banners do projeto ao fundo.