Projeto ‘Eleitor do Futuro’ é lançado em Juazeiro

Projeto ‘Eleitor do Futuro’ é lançado em Juazeiro

TRE-BA Eleitor do Futuro em Juazeiro

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) apresentou, nessa segunda (12/6), o ‘Projeto Eleitor do Futuro’ em Juazeiro, dando continuidade à expansão da proposta pelo interior do estado. A iniciativa é fruto da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da EJE/BA, e a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude.  O ‘Eleitor do Futuro’ busca incentivar práticas que promovam debates para a conscientização política de crianças e adolescentes, propondo a educação de jovens sobre seus deveres e direitos, preparando-os para o exercício do voto refletido. 

A agenda do dia foi concorrida. De início, a EJE/BA se reuniu com educadores da Escola Municipal Paulo VI e representante da Secretaria de Educação do município para tratar do que consiste a proposta. Diversos materiais foram disponibilizados para suporte às atividades que serão desenvolvidas pela instituição de ensino, como manuais, livros, vídeos, textos em cordel e encenação de peça teatral. Os educadores se mostraram bastante motivados com a ideia já no primeiro encontro. “Vamos compartilhar o resultado desse trabalho com vocês e criar novas abordagens, uma boa ferramenta para o engajamento será nossa gincana anual”, afirmou a gestora do Colégio, Vera Lúcia Gomes. 

Assim como a equipe de professores, os alunos da Escola Paulo VI também se manifestaram favoravelmente ao ‘Eleitor do Futuro’.  Em sequencia, estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 13 e 16 anos, ouviram com atenção a explanação de Adriana Passos da EJE/BA que conversou de forma descontraída sobre cidadania, participação política, voto consciente. O momento de maior interação da plateia foi na oficina da votação simulada, quando os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar todo processo eleitoral, desde a campanha política, votação em urnas eletrônicas, até o resultado da eleição. 

“Um dos principais objetivos do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ é preparar os adolescentes para o exercício do voto, formando cidadãos esclarecidos, a fim de que possam eleger representantes políticos comprometidos com nossas cidades, nosso país. O papel da Justiça Eleitoral não é somente preparar eleições, mas também levar informações aos futuros eleitores que são vocês”, advertiu aos jovens durante o evento, o presidente do TRE-BA, José Edivaldo Rocha Rotondano. Também compareceram ao lançamento do projeto, em Juazeiro, a Secretária de Educação Lucinete Alves, o Juiz Eleitoral José Carlos Nascimento e o Procurador do município Eduardo Fernandes.

DS

Últimas notícias postadas

Recentes