Reforma Eleitoral foi tema de curso promovido pela EJE/BA

Curso, realizado na última sexta-feira (9/6), foi ministrado pelo professor Alexandre Basílio e atraiu diversos interessados

Jornadas Eleitorais, com professor Alexandre Basílio em 09 de junho de 2017
Curso, realizado na última sexta-feira (9/6), foi ministrado pelo professor Alexandre Basílio e atraiu diversos interessados

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos magistrados, promotores eleitorais, servidores e demais interessados em Direito Eleitoral, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), promoveu, na última sexta-feira (9/6), mais uma edição do projeto Jornadas Eleitorais. O curso, ministrado pelo professor Alexandre Basílio, abordou o tema “Reforma Eleitoral: Sistemas Eleitorais e suas possíveis alterações”. 

Assista na TV TRE-BA

Durante o evento, o docente explicou o impacto que a Reforma Eleitoral trará para as próximas eleições. “Qualquer alteração, mínima que seja, pode virar de cabeça para baixo o que a gente entende por representatividade e governabilidade no Brasil. O que eu quero trazer aqui é exatamente o que outros países já fazem, que é mostrar para o eleitorado como essas alterações impactarão na vida de todos a partir de 2018, se vierem a se confirmar”, informou Basílio. 

Proposta 

De acordo com Jaime Barreiros, integrante da EJE/BA, o projeto Jornadas Eleitorais foi pensado, justamente, para oferecer um aprofundamento sobre temas relevantes e complexos, a exemplo do Direito Eleitoral. “É importante, pois, por mais que pareça distante, o Direito Eleitoral faz parte da vida de todos e fazer com que a população entenda como esse sistema funciona é fundamental para o fortalecimento da democracia”, disse. 

As amigas Marta Azevedo e Alexandra Carvalho ficaram sabendo do curso por meio das redes sociais do Tribunal e não tiveram dúvidas na hora de efetivar inscrição. “Minha intenção é revisar tudo o que já estava estudando, o curso foi bastante esclarecedor”, disse Marta que pretende fazer concurso público na área de Direito Eleitoral. Já Alexandra, que também quer prestar concurso, considerou que “o tema é extremamente interessante para nós concurseiras, principalmente para questões discursivas”, completou. 

No encerramento do curso, o Juiz Eleitoral Justino de Farias Filho e o Juiz Substituto da Corte do TRE-BA Eduardo Augusto Viana Barreto entregaram ao instrutor exemplares da Revista Populus, editada pela EJE/BA. Já o certificado foi entregue ao professor Alexandre Basílio pela Juíza Eleitoral Andrea Tourinho Cerqueira de Araújo. 

HS 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido