Semana do Jovem Eleitor: estudantes de escola estadual participam de 'Debate Jovem'

Ação integrou programação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ e foi realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães recebem ação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’
...

Cerca de 340 alunos do 1º ao 3º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, participaram do "Debate Jovem", programação da Semana do Jovem Eleitor, proposta pelo TSE em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). A ação, integrada a agenda do projeto Eleitor do Futuro, ocorreu nos dois turnos, às 10h e 16h.  

Os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento das urnas eletrônicas e o processo simulado de uma eleição. A comunidade escolar também assistiu a vídeos e explanação dialogada, ministrada pela servidora do TRE-BA, Adriana Passos. Dentro da conversa, houve diversos questionamentos, sobre os votos branco e nulo, facultativo e obrigatório, requisitos para ser candidato à cargos eletivos, possibilidade de anulação das eleições, dentre outros.   

Para desmitificar essas dúvidas e boatos que costumam circular em época de eleição foi esclarecido aos adolescentes que mesmo se metade dos eleitores votarem nulo, a eleição não é anulada. “Votar nulo e branco é deixar que os outros decidam o resultado das eleições por você. Devemos analisar o histórico dos candidatos para votar de forma refletida”, explicou Adriana. 

Para o estudante Marvin Maurício, 18, a realização do projeto foi muito importante. Ele conta que após a palestra pôde entender melhor, por exemplo, sobre os mitos eleitorais que costumam ser compartilhados nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem instantânea.   

“Achei bem legal a iniciativa, consegui tirar minhas dúvidas sobre o voto nulo e aprender a não passar adiante as notícias falsas que se espalham na internet. Gostei também da dinâmica, ajudou bastante a refletir e escolher melhor em quem vai votar”, afirmou.

O projeto 

O Eleitor do Futuro, idealizado em 2002 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é uma proposta de cunho educacional já consolidada em Salvador e desde maio deste ano vem sendo difundido também no interior do estado. 

Escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a EJE-BA por meio do número (71) 3373-7445 ou pelo e-mail eje@tre-ba.jus, para agendar uma visita.

TF

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido