Semana do Jovem Eleitor: estudantes de escola estadual participam de 'Debate Jovem'

Ação integrou programação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ e foi realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães recebem ação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’
Ação integrou a programação da Semana do Jovem Eleitor 2017, que encerra hoje (10/11)

Cerca de 340 alunos do 1º ao 3º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, participaram do "Debate Jovem", programação da Semana do Jovem Eleitor, proposta pelo TSE em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). A ação, integrada a agenda do projeto Eleitor do Futuro, ocorreu nos dois turnos, às 10h e 16h.  

Os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento das urnas eletrônicas e o processo simulado de uma eleição. A comunidade escolar também assistiu a vídeos e explanação dialogada, ministrada pela servidora do TRE-BA, Adriana Passos. Dentro da conversa, houve diversos questionamentos, sobre os votos branco e nulo, facultativo e obrigatório, requisitos para ser candidato à cargos eletivos, possibilidade de anulação das eleições, dentre outros.   

Para desmitificar essas dúvidas e boatos que costumam circular em época de eleição foi esclarecido aos adolescentes que mesmo se metade dos eleitores votarem nulo, a eleição não é anulada. “Votar nulo e branco é deixar que os outros decidam o resultado das eleições por você. Devemos analisar o histórico dos candidatos para votar de forma refletida”, explicou Adriana. 

Para o estudante Marvin Maurício, 18, a realização do projeto foi muito importante. Ele conta que após a palestra pôde entender melhor, por exemplo, sobre os mitos eleitorais que costumam ser compartilhados nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem instantânea.   

“Achei bem legal a iniciativa, consegui tirar minhas dúvidas sobre o voto nulo e aprender a não passar adiante as notícias falsas que se espalham na internet. Gostei também da dinâmica, ajudou bastante a refletir e escolher melhor em quem vai votar”, afirmou.

O projeto 

O Eleitor do Futuro, idealizado em 2002 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é uma proposta de cunho educacional já consolidada em Salvador e desde maio deste ano vem sendo difundido também no interior do estado. 

Escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a EJE-BA por meio do número (71) 3373-7445 ou pelo e-mail eje@tre-ba.jus, para agendar uma visita.

TF

Últimas notícias postadas

Recentes