Estudantes de Direito participam do Projeto Universitário Cidadão

Universitários puderam conhecer a sede do Tribunal, além de assistir a sessão de julgamento

Estudantes de Direito participam do Projeto Universitário Cidadão

Conhecer sobre a história da Justiça Eleitoral foi o objetivo dos 30 estudantes que cursam os últimos semestres de bacharelado em Direito na Universidade Maurício de Nassau (UniNassau – sede Pituba). A visita, possibilitada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA) por meio do Programa Universitário Cidadão, aconteceu na tarde desta quarta-feira (18/4).

Na oportunidade, os universitários conheceram o Centro de Memória da Justiça Eleitoral, fundado em 1998 e localizado no prédio principal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Auxiliados pela servidora Andréia Fabiana, os estudantes puderam se inteirar acerca da história da Justiça Eleitoral baiana, por meio dos painéis informativos, galeria dos ex-presidentes do Tribunal, além do ambiente que reconstitui a sala presidencial de 1945. Posteriormente, eles assistiram a uma parte da sessão de julgamento e a palestra sobre “Funções da Justiça Eleitoral e Democracia”, com o servidor e professor de Direito Eleitoral, Jaime Barreiros.

“Os estudantes devem vivenciar órgãos da Justiça para que possam assimilar melhor os conteúdos que aprendem em sala de aula”, afirmou o advogado e orientador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniNassar, Gustavo Baraúna, que acompanhava o grupo de alunos durante o encontro. Ele ainda enfatizou que este tipo de visita é enriquecedor para sanar o déficit na carga horária reservada aos estudos do Direito Eleitoral na graduação, além de ajudar os estudantes universitários na compreensão de relevantes aspectos da cidadania.

Programa Universitário Cidadão

O Programa Universitário Cidadão existe desde 2015 e é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). “Em muitas faculdades, o Direito Eleitoral é uma disciplina optativa. O programa surgiu com a proposta de aproximar os universitários ao mundo da Justiça Eleitoral”, afirmou a servidora da EJE/BA, Adriana Passos.

JN

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido