Penúltima etapa da 1ª Olimpíada Baiana de Direito define equipes para fase final

Estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade Milton Campos, de Minas Gerais, participarão da última fase nesta quarta-feira (4/12), na Sala de Sessões do TRE-BA

TRE-BA: Penúltima etapa da 1ª Olimpíada Baiana de Direito

A 1ª Olimpíada Baiana de Direito Eleitoral, promovida pela Escola Judiciária da Bahia (EJE/BA), realizou, nesta terça-feira (4/12), a penúltima etapa da competição. As duas equipes classificadas são compostas por estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade Milton Campos, de Nova Lima (MG). A última etapa do torneio será realizada nesta quarta-feira (4/12), às 15h30, na Sala de Sessões do Regional baiano.  

O resultado da 2ª fase foi divulgado pelo vice-diretor da EJE/BA, juiz Diego Luiz Lima de Castro, que lembrou o pioneirismo da Escola Judiciária na realização do evento e parabenizou os servidores envolvidos. “Inicialmente, gostaria de externar a minha honra em participar deste projeto inovador, que é a 1ª Olimpíada Baiana de Direito Eleitoral, que, com certeza, veio para ficar, visto o sucesso que foi esta segunda fase. Também parabenizo os servidores, que se doaram para realização deste projeto, e as equipes, pelo engajamento”.

A equipe composta pelos estudantes da UFBA (Brenda Teles Gama Silva, Erick Souza Nunes Sá Araújo, Jade Caldas Sibalde e Luiz Eduardo Guimarães Romano Pinto) vibrou ao saber da classificação. “Nós estamos muito felizes e estimulados. Sabemos da grandiosidade do desafio, mas cremos na nossa capacidade de nos consagrarmos vitoriosos nessa brilhosa e qualificada competição”, contou Luiz Romano.

Já os mineiros, que compuseram a equipe da Faculdade Milton Campos, sentiram-se honrados em ter chegado a esta fase da competição. “É uma honra ter conseguido chegar a final, principalmente no meio de tanta equipe qualificada, bem preparada. Se fizemos um esforço tão grande em ter saído do nosso Estado para disputar a 2ª fase, para a 3ª iremos fazer um esforço ainda maior para levarmos para casa o título de melhor equipe da 1ª Olimpíada Baiana de Direito Eleitoral. Será muito significativo”, pontuou o estudante Fernando Raso.

Para conseguir a classificação na arguição oral cada grupo teve cinco minutos para responder a três perguntas. Em seguida, a banca examinadora se reuniu para avaliar cada apresentação. O procedimento avaliador final consistiu na soma das notas da primeira etapa - dos que obtiveram maior pontuação na avaliação dos memoriais -, somadas as notas obtidas na etapa realizada nesta terça.  

Além da participação do vice-presidente da EJE/BA, Diego Castro, a bancada foi composta pelos desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ/BA), Mário Albiani Júnior e Cynthia Pina Resende (ex-diretora da EJE/BA). Também fizeram parte do júri os juízes federais Nilza Reis e Antonio Oswaldo Scarpa (membro da Corte Eleitoral), juntamente com Jaime Barreiros Neto - analista do TRE-BA, professor e mestre em Direito Eleitoral.

A proposta da I Olimpíada é difundir estudos, reflexões e discussões acerca de temas atuais em Direito Eleitoral. A 3ª etapa será realizada nesta quarta-feira (5/12), às 15h30, na Sala de Sessões do TRE baiano. Ao todo, dezoito equipes foram inscritas na 1ª Olimpíada Baiana de Direito.

 

HS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido