#PartiuMudar realiza debate sobre participação política

Evento finalizou a série de encontros do projeto no estado; a ação é promovida pela EJE/BA em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia

TRE-BA última edição do projeto partiu mudar

As formas de participação política na democracia, assim como as formas e sistemas de Estado e Governo possíveis, foram o tema que nortearam o debate do último encontro do #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (20/6), na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Na ocasião, professores e estudantes de escolas da rede estadual de ensino participaram de uma aula com a professora e defensora pública Federal Maria Elisa Villas-Bôas.

Durante o evento, questões como a formação da unidade federativa do Brasil, as raízes da nossa democracia e a separação dos poderes em três grandes esferas (Executivo, Legislativo e Judiciário) foram debatidas sob o ponto de vista das possibilidades de participação política. A palestrante discutiu também sobre as teorias políticas de pensadores como Aristóteles, Maquiavel e Montesquieu e suas contribuições para a reflexão em torno da construção do Estado e do Governo contemporâneos.

Para a professora e defensora pública, tratar desses temas no #PartiuMudar são uma estratégia para melhorar nossas percepções políticas acerca da sociedade, evitando informações duvidosas divulgadas pelas redes sociais. “Esse projeto me encantou porque ele serve como uma possibilidade de difundir conhecimentos que, muitas vezes, não são difundidos de forma adequada”, explicou Maria Elisa.

O projeto #PartiuMudar conta com um hotsite hospedado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que funciona como base online de iniciativas e conteúdos voltados para a educação política. O portal conta com vídeos, imagens, guia do professor, guia do programa “Eleitor do Futuro”, espaço para enquetes, bancos de boas práticas (de alunos e de professores) e notícias.

Saiba mais sobre o projeto #PartiuMudar

A atividade é fruto de uma parceria entre as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), a Justiça Eleitoral e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O objetivo é engajar escolas da rede pública a promoverem discussões sobre política e democracia, estimulando a curiosidade e o interesse dos jovens no assunto, além de aproximá-los do processo eleitoral, considerado um dos mais importantes momentos da democracia representativa.

 

JN

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido