Projeto “#Partiumudar” obteve excelente no conceito avaliativo dos colégios participantes

O projeto capacitou professores e estudantes, estimulando-os a exercerem a cidadania política, através dos temas e conceitos relacionados ao contexto político brasileiro

TRE-BA segundo encontro do projeto partiu mudar

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desenvolveram o “Projeto #partiumudar - Educação para a Cidadania no Ensino Médio” com o objetivo de preparar os jovens para a vivência político-democrática, aproximando-os do processo eleitoral brasileiro. Assim, abraçando a iniciativa, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-BA, em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia, lançou em abril deste ano o referido projeto tendo a participação de seis unidades escolares.

Desenvolvido nos Colégios Dalva Matos, Edvaldo Fernandes, Odorico Tavares, Marquês de Maricá, Pedro Calmon e Helena Celestino, o projeto foi avaliado como excelente pela maioria dessas unidades escolares que têm muitos alunos eleitores, totalizando 427 estudantes atendidos.  

O projeto foi dividido em duas etapas, na primeira foram realizados quatro encontros, na sede do Tribunal, com aulas, ministradas por professores universitários, sobre direitos fundamentais, individuais e sociais, o pluralismo político, os direitos políticos e eleitorais, a importância da mídia para a conjuntura política, a disseminação e reconhecimento de “fake news”, dentre outros. No segundo momento, houve rodas de conversas com a presença de convidados nas áreas de Direito e Ciência política, com a interação dos estudantes, seguidas de simulação de votação na urna eletrônica em cada unidade escolar.

Na avaliação geral, as unidades sugerem que essas atividades sejam desenvolvidas durante o ano letivo nas disciplinas afins e não somente em ano eleitoral e que possa rever a possibilidade de ampliar o número de professores e alunos participantes. Explanaram também, que o projeto ajudou no fortalecimento da aprendizagem dos alunos, os temas desenvolvidos fizeram com que os estudantes demonstrassem um significativo protagonismo juvenil. A equipe envolvida foi bastante elogiada, principalmente pela forma clara e objetiva que foram abordados os temas. Somente uma escola não fez nenhuma sugestão e/ou críticas.

“Excelente projeto, esclarecedor e a equipe de elevado nível, o aprendizado foi extraordinário. Parabéns pela iniciativa” comentou uma das instituições de ensino em sua avaliação.

O Projeto

O “#PARTIUMUDAR” é uma plataforma desenvolvida para oferecer materiais que fomentem o aprendizado e o exercício da cidadania. O hotsite dispõe de fotos, vídeos e notícias de ações das escolas judiciárias eleitorais veiculadas com o objetivo de inspirar boas práticas, além de materiais exclusivos para auxiliar estudantes e educadores (Guia do Professor).

JM 

Últimas notícias postadas

Recentes