Alunos de escola do Bairro da Paz participam do Projeto “Eleitor do Futuro”

Estudantes apresentaram textos voltados para Democracia e cenário político

Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz participam de ação da EJE/BA

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) levou para alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, localizada no Bairro da Paz, em Salvador, o Projeto “Eleitor do Futuro”. Os estudantes e professores acompanharam uma explanação dialogada sobre “Cidadania e Importância do Voto”. A ação contou ainda com exibição de vídeos e slides sobre o tema, votação simulada na urna eletrônica e oficina “campanha eleitoral”.

Com base no projeto, os alunos produziram cartazes interativos e textos baseados em pesquisas, musicais e demais inspirações do cenário político e democracia. Um texto produzido coletivamente também foi dramatizado durante a visita da equipe da EJE à escola. Os trabalhos foram acompanhados pelo professor de Língua Portuguesa William C. dos Santos, pelas professoras Leonísia Fragoso, Luise Vasconcelos, Soraya Bahia, além do professor Cícero Nascimento.

O professor William Santos se mostrou satisfeito com o projeto, principalmente porque incentiva os alunos a discutirem assuntos voltados à democracia. “Receber o ‘Eleitor do Futuro’ em nossa escola tem sido bastante proveitoso para discutirmos com nossos alunos, os futuros eleitores desta nação, temas relacionados à política, à cidadania e à democracia, articulados aos conteúdos específicos de cada disciplina do currículo, conscientizando-os dos impactos das decisões políticas sobre as suas vidas e sobre o futuro de cada um, o que se torna ainda mais importante no período que antecede o dia da escolha dos maiores cargos eletivos do país”. 

O projeto

O Projeto Eleitor do Futuro possibilita às novas gerações uma formação cívica voltada ao fortalecimento das relações sociais e do Estado Democrático de Direito, ao discutir o papel do jovem como cidadão e agente de mudança na família, na comunidade e na sociedade a que pertence, buscando sedimentar a noção da ética na política e do gozo dos seus direitos mediante o conhecimento do processo eleitoral de forma crítica e cidadã, observando os vícios que descaracterizam e contaminam os fins e a essência do direito universal de sufrágio, que tem como seu instrumento o voto.

Na Bahia, o Projeto “Eleitor do Futuro” foi implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral, por meio das Resoluções Administrativas nº 06/2002, nº 05/2003 e nº 07/2004, sob a coordenação da Corregedoria Regional Eleitoral, estando, atualmente, vinculado à Escola Judiciária Eleitoral da Bahia.

 

TS

Últimas notícias postadas

Recentes

TSE lança página #ParticipaMulher

Página foi lançada pela ministra Rosa Weber, durante encontro com parlamentares da bancada feminina da Câmara, advogadas e mulheres representantes de entidades