TRE-BA encerra atividades em Feira de Santana com mesa-redonda sobre a mulher no século XXI

Conquista do voto feminino, em 1932, foi relembrada durante debate iniciado pela jornalista Rita Batista

TRE-BA-painel-mulher-seculo XXI

Com a mesa-redonda “A Mulher no Século XXI – trajetórias e desafios”, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) encerrou, na noite da segunda-feira (18/3), a programação da transferência da sede administrativa do Tribunal para Feira de Santana. O evento, promovido por meio de parceria entre a Escola Judiciária da Bahia e a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), foi realizado no Cajueiro Convenções.

Mediado pelo presidente do TRE-BA, desembargador José Rotondano, o painel teve como palestrantes a jornalista Rita Batista, a desembargadora Nágila Brito e a advogada  Karina Kufa. Nas exposições, foram abordados aspectos históricos da participação feminina na sociedade, a inserção no mercado de trabalho, a candidatura de mulheres e ainda os avanços legislativos em relação à proteção da mulher.

Além do presidente do TRE-BA, o evento foi prestigiado pelos juízes membros da Corte Eleitoral, Patrícia Kertzman, Diego de Castro e Freddy Pitta Lima, além do procurador Regional Eleitoral, Cláudio Gusmão e da vice-presidente da UNEF, Mariana Souza.

Voto feminino

A luta das mulheres pelo direito de votar e de participar da política foi relembrada pela jornalista Rita Batista que, segundo a painelista, no Brasil há muito que avançar. “As mulheres começaram a votar no Brasil em 1932 e em 1946, façam as contas e vejam quanto tempo depois, pudemos votar livremente, sem pedir autorização dos nossos maridos. Tá vendo como as coisas demoram para nós mulheres?”, questionou.

A apresentadora explicou também o motivo de se comemorar a presença de mulheres nas funções de comando ou nos cargos de poder. “Fazemos tanta festa porque ainda é exceção. Estamos nesses dois pilares: na trajetória e no desafio. O tempo todo estamos rompendo com o preconceito que nos cerceia, provando, mostrando que somos capazes e o tempo todo nos colocam mais obstáculo.”

Confira na íntegra palestra sobre a mulher no século XXI

 

 

TF

 

Últimas notícias postadas

Recentes